Estimado em aproximadamente US$ 264 milhões, o contrato entre a Aker e Equinor prevê o fornecimento de até 23 ANMs e componentes para o campo de petróleo no Mar do Norte
A Equinor anunciou o investimento para o desenvolvimento do campo de Breidablikk, de 200 milhões de barris de petróleo, grande descoberta de óleo no Mar do Norte, cujas árvores de natal molhadas (ANMs) e sistemas de controles serão produzidas pela Aker Solutions no Brasil. Aproveite a quarentena e prepare-se para a QUARTA Revolução Industrial, Senai abre 280 vagas para cursos gratuitos de capacitação na indústria
Leia também
- Ocyan óleo e gás firma parceria com a Fundação Odebrecht e beneficia produtores rurais do Sul da Bahia
- Cadastro de currículo até 5 de outubro para muitas vagas em obras de construção civil e infraestrutura no RJ
- Contratos offshore em Rio das Ostras e Macaé demanda muitas vagas de emprego hoje na norueguesa Aker Solutions
Estimado em NOK 2,5 bilhões (aproximadamente US$ 264 milhões), o contrato com a Aker prevê o fornecimento de quatro templates submarinos e até 23 ANMs e componentes associados que serão vinculados à plataforma Grane.
O projeto será realizado nas unidades da Aker na Noruega, com entregas do Reino Unido, Malásia e Brasil. O primeiro petróleo do campo está previsto para o primeiro semestre de 2024.
- Paralisação: Trabalhadores da DOF Offshore iniciam greve e paralisam 15 embarcações que atendem setor de petróleo e gás do Brasil
- Preço dos combustíveis nas refinarias têm novo reajuste pela Petrobras e deve impactar no bolso do consumidor
- Fim da exportação de gás natural boliviano para a Argentina favorece Mato Grosso do Sul e impulsiona a arrecadação estadual
- Petróleo cai após duas sessões de forte alta e mercado monitora trecho no Oriente Médio e furacão nos EUA
No Brasil, os equipamentos serão fabricados na planta da Aker no município de São José dos Pinhais (PR) – um dos dois hubs globais de inovação subsea da companhia, ao lado de sua fábrica na Malásia, atendendo a projetos domésticos e internacionais.
A planta da Aker já recebeu encomendas para o campo de Askeladd em 2018 para a fabricação de 2 manifolds e 4 ANMs, além de equipamentos subsea para a terceira fase do campo de Troll
“Estamos muito satisfeitos em ver o projeto Breidablikk avançar, seguindo as medidas provisórias das autoridades norueguesas neste verão”, disse Kjetel Digre, diretor executivo da Aker Solutions. “O prêmio demonstra nossa posição competitiva no mercado submarino e levará a mais atividades em muitas de nossas instalações na Noruega e internacionalmente, criando trabalho para centenas de funcionários em toda a Aker Solutions. Esperamos continuar nossa colaboração de longa data com a Equinor em este projeto.”
A Aker Solutions registrou NOK 2 bilhões relacionados às primeiras 15 árvores submarinas no segundo trimestre de 2020 e irá reservar NOK 0,5 bilhão para as oito árvores submarinas adicionais como entrada de pedido no terceiro trimestre de 2020.
Breidablikk é uma grande descoberta de petróleo na plataforma continental norueguesa, localizada no campo de Grane, no Mar do Norte. Breidablikk será desenvolvido como um campo submarino com uma conexão para a plataforma Grane pela Equinor e os parceiros Petoro, Vår Energi e ConocoPhillips.
O desenvolvimento do projeto está sujeito à aprovação final das autoridades norueguesas.
Projeto Breidablikk
No início deste ano, a TechnipFMC ganhou um contrato para assentamento de dutos no projeto Breidablikk com opções para instalação submarina.
O petróleo será transportado através do oleoduto Grane para o terminal Sture no município de Oygarden para armazenamento e transporte.
O campo será operado nas instalações Sandsli da Equinor em Bergen.