Agro – Exportações de soja caem 96% em janeiro

Roberta Souza
por
-
02-02-2021 17:54:42
em Usina e Agronegócio
Agro, exportações, soja

O principal produto exportado pelo setor o agronegócio brasileiro, a soja teve uma queda de 95% em valor e 96% em quantidade em janeiro

As exportações de soja, uma das maiores movimentações da economia do país, caíram em relação a janeiro de 2020 um total de 2,6%. Nesse período, o valor das vendas externas de oleaginosas caiu 95%, e a quantidade caiu 96%. Devido ao atraso no plantio e na colheita atrasada, o volume total exportado em janeiro foi de apenas 49,5 mil toneladas, o nível mais baixo do setor do agronegócio desde janeiro em 2014.

ANÚNCIO

Confira ainda outras notícias do dia:

Ontem a AgRural divulgou que o atraso na colheita e a continuidade das chuvas em algumas áreas fizeram com que apenas 2,5 milhões de toneladas de oleaginosas tivessem sido colhidas neste ano. No mesmo período de 2020, foram 12 milhões.

Produção e exportações de açúcar e milho:

Nos últimos 12 meses, o valor das oleaginosas aumentou 95%, e a queda nas exportações de soja foi parcialmente compensada pelo milho e açúcar. As vendas externas do milho atingiram 2,5 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação a janeiro de 2020. O açúcar aumentou 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 44%.

Segundo dados do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, no primeiro mês deste ano, o preço da saca de milho foi de 83 reais, um aumento de 62% em 12 meses. Em 24 meses, a taxa de crescimento foi de 113%. As sacas de açúcar no mercado interno atingiram a marca recorde de 109 reais, um aumento de 76% em relação a 2020.

O milho e o açúcar devem aumentar os preços internos nos próximos meses. A China entrou nesses mercados de uma vez por todas. Os chineses devem receber cerca de 27 milhões de toneladas de grãos este ano. O ano anterior foi de 7,6 milhões de toneladas. Na entressafra, há poucas exportações de arroz.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos