1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Adeus, Netflix? Procon processa Netflix por taxa de compartilhamento de senha; usuários enfrentarão impacto negativo ?
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus, Netflix? Procon processa Netflix por taxa de compartilhamento de senha; usuários enfrentarão impacto negativo ?

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/09/2024 às 20:11
“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: Skorzewiak/ Shutterstock

Para a tristeza de todos, outras gigantes do streaming, como Max e Disney+, também devem seguir a mesma estratégia ainda esse ano!

O Procon do Paraná decidiu ir contra uma das políticas mais polêmicas da Netflix: a cobrança de taxa pelo compartilhamento de senhas entre usuários. Em uma ação recente, a entidade classificou a medida como abusiva e ilegal, pedindo sua anulação. Mas, como se não bastasse a polêmica, outras plataformas como Max e Disney+ também estão se preparando para adotar a mesma estratégia, gerando ainda mais insatisfação entre os assinantes, de acordo com o site olhardigital.

Procon entra com ação contra Netflix

Em uma iniciativa inédita, o Procon do Paraná resolveu se posicionar contra a Netflix. A entidade registrou, na última segunda-feira (2), uma ação para derrubar as taxas de compartilhamento de senha que a gigante do streaming implementou. A medida, que começou a ser adotada no Brasil em maio, exige que os assinantes paguem uma taxa extra de R$ 12,90 por cada perfil compartilhado fora de sua residência.

Segundo o Procon, a cobrança é vista como ilegal e abusiva, ferindo os direitos dos consumidores. Além disso, o processo também se baseia em uma multa de R$ 11 milhões, já aplicada pelo Procon de Minas Gerais à Netflix em julho, pelos mesmos motivos. O caso está agora sendo julgado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e a expectativa é que essa batalha ainda se estenda.

Outras plataformas também vão adotar a medida

“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: rafapress /Shutterstock

Se você achou que essa polêmica seria exclusiva da Netflix, melhor se preparar. Seguindo os mesmos passos, tanto o Max quanto o Disney+ já anunciaram que vão barrar o compartilhamento de senhas em suas plataformas em breve. O motivo? O prejuízo financeiro gerado pelos “espertinhos” que compartilham contas.

O presidente global de streaming da Warner Bros. Discovery, JB Perrette, confirmou que o Max começará a implementar a restrição de senhas já em 2024, como uma tentativa de reduzir as perdas registradas no último trimestre. E o Disney+? Bem, se você é assinante da plataforma da Disney, prepare-se, porque o fim do compartilhamento de senhas está marcado para setembro de 2024.

O impacto no bolso dos assinantes

Além das restrições de compartilhamento, os valores das assinaturas não estão escapando dessa onda de mudanças. No caso do Disney+, os preços das assinaturas da plataforma, do Hulu e do ESPN+ também vão aumentar. Ou seja, além de não poder dividir a conta com amigos, você ainda vai ter que desembolsar um pouco mais para continuar maratonando suas séries favoritas.

Netflix se mantém em silêncio

Até o momento, a Netflix não se pronunciou oficialmente sobre o processo movido pelo Procon do Paraná. No entanto, é de se esperar que a empresa, que enfrenta críticas constantes desde a implementação da medida, adote uma postura firme para defender sua estratégia. Afinal, o compartilhamento de senhas tem sido um tema polêmico no mundo do streaming, e parece que as plataformas estão dispostas a enfrentar a resistência dos usuários.

“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: ia

Portanto, essa batalha entre as plataformas de streaming e os assinantes promete ainda muitos capítulos. O que resta saber é se, no final das contas, essas medidas vão realmente gerar o impacto financeiro esperado ou se a insatisfação dos consumidores levará a uma reviravolta.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
2
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x