Menu
Início “ABRAMAT: Perspectiva cautelosa, mas otimista para a Indústria de Materiais de Construção em Maio”

“ABRAMAT: Perspectiva cautelosa, mas otimista para a Indústria de Materiais de Construção em Maio”

2 de junho de 2023 às 14:47
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
ABRAMAT

São Paulo, 01 de junho de 2023 – A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) lança nesta quinta-feira, 01, a mais recente edição do seu renomado Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

Essa enquete, que busca os insights dos líderes da indústria, revela um aumento do otimismo entre os associados da ABRAMAT, embora haja cautela na análise dos resultados de Maio. Para 42% dos membros da associação, Maio trouxe um desempenho regular, enquanto 38% qualificam o período como bom. O estudo completo pode ser acessado através do link.

Artigos recomendados

“Expectativas para Junho e revisão de Abril”

Para o próximo mês, a antecipação é de uma melhoria na percepção de desempenho, com 54% das empresas associadas prevendo um bom resultado e 29% esperando um desempenho regular. A pesquisa também fornece os dados consolidados de Abril de 2023, mostrando um mês de resultados negativos para o setor. Para 42% dos entrevistados, Abril foi ruim, enquanto 29% classificam o mês como regular e 13% como muito ruim.

“Utilização da Capacidade Instalada e Planos de Investimento”

Além disso, o Termômetro da ABRAMAT fornece informações sobre a utilização da capacidade industrial do setor de materiais. Em Maio, a capacidade industrial foi utilizada em 70% na média das empresas associadas, 1 ponto percentual abaixo do que em Abril de 2023 e 5 pontos percentuais a menos do que em Maio de 2022.

As intenções de investimento mostram uma queda em Abril de 2023, com uma redução de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, evidenciando a incerteza em relação à recuperação dos investimentos planejados para este ano. Contudo, 63% das indústrias de materiais sinalizam que devem investir nos próximos 12 meses, seja para aumentar a capacidade produtiva ou modernizar os meios de produção. Em Maio do ano passado, este indicador era de 70%.

“Nossos associados permanecem cautelosos”, diz Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT

A pesquisa revela que a indústria de materiais de construção permanece vigilante em relação à economia nacional. “Uma melhora na percepção do setor está ligada à definição do novo arcabouço fiscal, mas a alta taxa de juros (Selic em 13,75%) e a expectativa em torno de avanços concretos em reformas estruturantes, como a tributária, mantém nossos associados em alerta”, esclarece Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

“Um pouco mais sobre a ABRAMAT”

Fundada em Abril de 2004, a ABRAMAT tem contribuído ativamente para o crescimento da construção civil no Brasil, atuando como elo entre o setor e o governo, bem como outros players da cadeia produtiva. Atualmente, a associação inclui cerca de 400 unidades de produção de 50 empresas líderes no mercado de materiais de construção em todo o país. A ABRAMAT se destaca por promover a conformidade técnica e fiscal, a competitividade e a sustentabilidade do setor, e a qualificação da força de trabalho na construção. Seus relatórios são baseados em dados oficiais, pesquisas com associados, análise interna da equipe e a metodologia exclusiva da FGV desenvolvida especialmente para a ABRAMAT.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar