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Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 56 comentários

A volta da estrada de ferro! Estado brasileiro quer criar a maior rede de trens de turismo do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/12/2024 às 18:28
Governo de SP lança plano para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil, conectando história, cultura e natureza.
Governo de SP lança plano para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil, conectando história, cultura e natureza.

São Paulo investe pesado no turismo ferroviário! O estado vai criar a maior rede de trens turísticos do Brasil, resgatando trilhos históricos, construindo museus temáticos e conectando rotas em meio à natureza e cidades icônicas. Com um investimento bilionário, essa iniciativa promete revolucionar o setor e atrair viajantes de todo o país.

Em um cenário onde o turismo sustentável e a valorização do patrimônio histórico ganham força, um ambicioso projeto promete revolucionar o setor no Brasil.

A proposta liderada pelo Governo de São Paulo busca resgatar as glórias da ferrovia nacional enquanto impulsiona o turismo regional.

Mas qual é o segredo por trás desse plano que já atrai a atenção de especialistas e viajantes? A resposta envolve mais de mil quilômetros de trilhos, um investimento bilionário e uma conexão direta com a história e a natureza do país.

No centro dessa iniciativa está o Programa de Turismo Ferroviário, que integra o projeto estadual SP nos Trilhos.

Lançado recentemente, ele visa revitalizar 23 circuitos ferroviários, incluindo a recuperação de estações, construção de museus temáticos e integração com o Trem Intercidades (TIC), conectando rotas já existentes e novos trechos.

A expectativa é de que o programa injete até R$ 1,8 bilhão na economia paulista nos próximos 10 anos.

Trem da Mantiqueira: uma viagem entre história e natureza

Entre os projetos mais promissores está o Trem da Mantiqueira, que conectará São Paulo e Minas Gerais em um trajeto de 35 km, partindo de Cruzeiro até Passa Quatro.

O plano inclui a restauração da estação ferroviária de Cruzeiro e a criação de um museu dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, uma das passagens mais marcantes da história paulista.

De acordo com o Governo de São Paulo, o circuito beneficiará 12 municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Atualmente, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) opera 10 km desse trajeto, conhecido por suas paisagens deslumbrantes e relevância histórica.

Santos e o Museu Ferroviário: cultura e acessibilidade no litoral paulista

Outro destaque é o projeto que revitalizará o Cais do Valongo, em Santos, com a criação de um circuito ferroviário conectado ao Museu Ferroviário da cidade.

Segundo o Governo, a iniciativa visa facilitar o acesso de turistas vindos da capital por meio da integração com o Trem Intercidades.

A proposta é garantir que o museu se torne um ponto estratégico na rota turística, promovendo a valorização da história ferroviária brasileira e oferecendo uma experiência cultural rica aos visitantes.

Trem turístico da Mata Atlântica: imersão na biodiversidade

Para os amantes da natureza, o Trem Turístico da Mata Atlântica promete ser um verdadeiro atrativo.

A rota, que se estende por 198 km de Santos ao Vale do Ribeira, passará por municípios como Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, utilizando a antiga ferrovia Santos-Cajati.

Conforme os responsáveis pelo projeto, embora a malha ferroviária esteja traçada, alguns trechos demandam restauração.

A rota oferece uma experiência única em meio à exuberante vegetação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do mundo.

Estrada de Ferro Campos do Jordão: um clássico renovado

Criada em 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) é um dos ícones do turismo ferroviário paulista.

Hoje, apenas 7 km dos seus 47 km totais estão em operação. No entanto, o programa planeja reativar outros 9 km até Santo Antônio do Pinhal, com conclusão prevista para 2025.

O investimento não apenas resgatará um importante patrimônio histórico, mas também abrirá caminho para uma futura concessão.

A ferrovia é famosa por suas paisagens montanhosas e pelo charme da Serra da Mantiqueira.

Trem dos Romeiros: religiosidade sobre trilhos

Voltado ao turismo religioso, o Trem dos Romeiros promete potencializar a Rota da Fé e a conexão com a cidade de Aparecida, importante destino de peregrinação no Brasil.

O trajeto terá início em Cachoeira Paulista e chegará até São José dos Campos, aproveitando parte da linha do Trem Intercidades.

De acordo com o Governo, esse projeto é um dos mais estratégicos e promissores para o turismo ferroviário no estado, graças ao apelo religioso e cultural da região.

Outras rotas em destaque

Além dos projetos mencionados, o programa contempla circuitos como o Trem Raízes do Interior, ligando Boituva a Laranjal Paulista; o Trem de Ipanema, entre Sorocaba e Iperó; e uma rota que conectará Ribeirão Preto a Franca.

Cada uma dessas iniciativas reflete o compromisso do Governo de São Paulo com o resgate das ferrovias como meio de transporte e atração turística.

A maior rede de turismo ferroviário do Brasil está prestes a se tornar realidade.

Com foco na história, na natureza e na religiosidade, o estado de São Paulo investe pesado para transformar trilhos abandonados em caminhos de cultura e desenvolvimento.

E você, qual dessas rotas gostaria de explorar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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Juarez
Juarez
02/12/2024 19:19

Uma rota seria São Paulo a Santos

Paulo Roberto biassio
Paulo Roberto biassio
02/12/2024 20:26

Até que enfim um governo percebeu que trem, é melhor passeios e mais seguro para as pessoas fazerem.contacto com a natureza e muito mais…… parabéns pela iniciativa….

Virgilio
Virgilio
02/12/2024 20:27

Trens de turismo? Porque não trens de carga pra diminuir o trânsito de caminhões nas rodovias, fazendo elas mais seguras e barateando o frete?

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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