A maior petroleira do Brasil abre licitação para ampliar produção de diesel da maior refinaria de petróleo do país

Flavia Marinho
por
-
05-07-2021 08:32:47
em Petróleo, Óleo e Gás
refinaria - diesel - preço - gnv - petróleo - emprego - sp - etanol - gasolina - combustível Refinaria de petróleo – unidade de preocessamento de diesel / Imagem – Petrobras

A gigante do petróleo brasileiro abre licitação internacional para uma nova unidade de hidrotratamento de diesel na maior refinaria de petróleo do Brasil, a Replan

A semana passada iniciou com novas oportunidades no mercado. A Petrobras, a maior petroleira do Brasil, lançou no dia 28 de junho, uma licitação internacional que visa contratar uma empresa para construção da nova unidade de hidrotratamento de diesel na maior refinaria de petróleo do país, a Refinaria de Paulínia (Replan), localizada no interior de São Paulo.

Leia também

Com o investimento da Petrobras, a refinaria de Paulínea será capaz de produzir 100% de óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10). Além disso, a unidade também poderá aumentar sua produção de querosene de aviação (QAV).

“Com esse projeto, a Replan será capaz de produzir 100% de óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10) e aumentar a produção de querosene de aviação (QAV), visando o atendimento das especificações e quantidades demandadas pelo mercado futuro, de forma econômica, com segurança operacional e menores impactos ao meio ambiente”, diz a Petrobras em comunicado ao mercado.

A operação da nova unidade de hidrotratamento de diesel da maior refinaria do Brasil está prevista para ocorrer em 2025

A estatal informa ainda que a nova unidade de hidrotratamento de diesel (que ganhará o nome técnico de U-5283) terá capacidade de produzir 10 mil m³ de diesel S10 por dia.

O contrato que será concedido pela Petrobras para a vencedora da licitação será na modalidade EPC (engenharia, suprimento e construção). A entrada em operação está prevista para ocorrer em 2025, em linha com o Plano Estratégico 2021-2025.

Em linhas gerais, o processo de hidrotratamento consiste no tratamento de uma corrente de hidrocarbonetos na presença de hidrogênio e de um catalisador com a finalidade de modificar de remover as impurezas, visando especificar os produtos ou preparar essas correntes para outros processos de refino.

Inaugurada em maio de 1972, a Replan é a maior refinaria do Brasil em capacidade de processamento, com carga de 69.000 m³/dia de petróleo (equivalente a 434.000 bbl/dia), situada na cidade de Paulínia, a 118 km de São Paulo.

Confira as vagas de emprego abertas em diversas funções de ensino fundamental e médio para trabalhar na parada de manutenção na refinaria RNEST em PE

Atenção para os profissionais de manutenção, moradores de Pernambuco, há muitas vagas de emprego abertas para atender contratos da Estrutural com a refinaria Abreu e Lima da Petrobras, a RNEST. As oportunidades são para diversas funções de ensino fundamental e médio, como operador, montador de andaime, hidrojatista, motorista, soldador e muito mais. Veja todos a seguir e como cadastrar o seu currículo.

  • Caldeireiro / Encanador
  • Caldeireiro Alpinista
  • Meio Oficial de Caldeiraria
  • Mecânico
  • Montador de Andaime
  • Soldador
  • Eletricista
  • Auxiliar de Serviços Gerais
  • Isolador / Funileiro
  • Pintor
  • Observador de Espaço Confinado
  • Hidrojatista
  • Refratarista
  • Motorista de Van
  • Motorista / Operador de Caminhão Munck
  • Operador de Empilhadeira
  • Almoxarife / Ferramenteiro
  • Auxiliar de Almoxarifado

Requisitos: A Estrutural informa que as vagas de emprego acima são para candidatos que moram nas proximidades da refinaria RNEST.

Inscrição: Os profissionais interessados em concorrer às vagas de emprego acima podem enviar o currículo informando o nome do cargo para [email protected]. Boa sorte a todos!

Preço da gasolina, etanol, diesel e GNV não param de subir e o mais novo combustível biometano veio para ´salvar` motoristas de aplicativo, taxistas e trabalhadores

A cada dia que passa, aumenta o preço da gasolina, etanol e diesel,e, com isso, os brasileiros que trabalham com transporte de passageiros, como taxistas e motoristas de aplicativos, que recorriam ao Gás Natural Veicular (GNV), estão migrando para o combustível biometano, uma vez que o GNV também está começando a pesar no bolso. O biogás pode ser usado sem problemas nos veículos que têm kit-gás.

Petrobras fez um novo reajuste no preço do GNV, aumentando 39% para as distribuidoras. Segundo o levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana de maio, o preço do gás veicular ao consumidor final, já chegava a R$ 4,199 em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, apesar de não se uma solução nova, o biogás tem se popularizado por render mais e ser mais barato.

O motorista de aplicativo Glauber dos Santos, de 32 anos, disse em entrevista ao jornal Extra, que começou a abastecer com biogás por indicação de colegas de profissão. Segundo ele, que tem um carro 1.0, com cilindro de oito metros cúbicos instalado, enquanto consegue percorrer 120 quilômetros com o “tanque cheio” de GNV, faz 150 quilômetros com biogás. Leia a matèria completa aqui

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.