A famosa limusine presidencial usada por Bill Clinton foi colocada à venda. O veículo conta com blindagem nível B6, vidros à prova de balas e um motor V8 de 7,4 litros, representando uma peça única da história automotiva e política dos EUA.
Uma rara peça da história automotiva e política dos Estados Unidos estará em disputa este mês no leilão da Flórida. Trata-se de uma limusine blindada Cadillac Fleetwood Brougham 1996, construída especialmente para o ex-presidente Bill Clinton.
Com apenas 1.081 km no odômetro, o veículo atrai atenção não apenas por sua conexão com Clinton, mas também pelas características técnicas e históricas que o tornam único.
A limusine presidencial
O Cadillac Fleetwood Brougham blindado de 1996 é um dos três modelos fabricados para Clinton durante seu mandato.
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Destes, um está em exposição permanente na Clinton Presidential Library & Museum, em Arkansas, enquanto o paradeiro do terceiro nunca foi revelado.
Construído para atender às exigências do Serviço Secreto, o carro conta com blindagem nível B6, vidro à prova de balas e um motor V8 de 7,4 litros, desenvolvido manualmente por Jack Roush.
A limusine pode alcançar impressionantes 230 km/h e possui capacidade para manobras avançadas, como curvas em J. Esticada em quatro pés e com um teto três polegadas mais alto, o veículo oferece espaço interno ampliado, além de conforto e segurança incomparáveis.
No interior, estofamento de couro azul-escuro, carpete combinando e acabamentos de madeira Zebrano compõem um ambiente luxuoso.
Entre os equipamentos estão um sistema de oxigênio, supressão de incêndio e um centro de entretenimento com televisão e tocador de VHS, refletindo a tecnologia de ponta da época.
Contexto histórico da limusine presidencial
As limusines presidenciais têm sido símbolos de poder e segurança desde Franklin D. Roosevelt, o primeiro presidente a utilizar um veículo oficial em 1936, um Packard Touring Limo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo começou a priorizar veículos blindados, começando com um carro confiscado do gangster Al Capone, equipado com vidro à prova de balas.
O Cadillac Fleetwood teve destaque especial na década de 1980, quando Ronald Reagan adotou um modelo de 1983.
Este veículo marcou o início de uma era em que a Cadillac se consolidou como a marca preferida para o transporte presidencial.
Após um breve período em que George H.W. Bush utilizou um Lincoln Town Car, a Cadillac reassumiu o posto, que mantém até hoje.
No entanto, o Fleetwood Brougham de 1996 representou o fim de uma era. Foi o último modelo presidencial baseado em um veículo de produção em série.
Após a descontinuação do Fleetwood civil, os veículos presidenciais passaram a ser construídos sob chassis de caminhões pesados, alterando a tradição e a estética dos carros de estado.
A transição para a modernidade
Os modelos que substituíram o Fleetwood, como “A Besta”, utilizada atualmente, foram projetados para oferecer níveis extremos de segurança.
Porém, perderam o charme e a conexão com o design clássico que o Cadillac representava. Especialistas e entusiastas criticam frequentemente a falta de presença e elegância nos modelos modernos, ressaltando que os veículos deveriam refletir o orgulho de um país.
Leilão Mecum 2025
A limusine Cadillac Fleetwood Brougham de 1996 será leiloada em 18 de janeiro, como parte do Lote S45 do evento Kissimmee 2025, que ocorre de 7 a 19 de janeiro.
Esta é uma oportunidade rara de adquirir uma peça única da história americana, com valor cultural, político e técnico incomparável.
O interesse pelo leilão é alto, não apenas entre colecionadores de automóveis, mas também entre historiadores e entusiastas da política. O valor histórico do veículo e sua conexão com a era Clinton, marcada por transformações na economia e no cenário global, aumentam ainda mais sua atratividade.
Curiosidades sobre o Cadillac Fleetwood
- Desenvolvimento caro: Em 1993, a GM divulgou que os três Cadillacs presidenciais custaram aproximadamente US$ 6 milhões para serem desenvolvidos. Em valores atuais, isso equivale a mais de US$ 13 milhões.
- Tecnologia avançada para a Época: Apesar de seus sistemas de comunicação avançados terem sido removidos, o veículo ainda mantém características únicas, como o sistema de oxigênio e a capacidade de resistir a ataques diretos.
- Legado de luxo: O Cadillac Fleetwood marcou a transição da Cadillac para veículos de luxo de grande porte, recuperando prestígio após dificuldades enfrentadas nos anos 1980.
Impacto no mercado de colecionadores
A venda dessa limusine pode estabelecer um novo padrão de valor para veículos presidenciais e blindados.
Em leilões anteriores, carros de personalidades políticas e históricas alcançaram cifras milionárias, devido ao interesse crescente por itens com histórias marcantes.
Especialistas apontam que o preço de venda do Fleetwood Brougham de Clinton pode ultrapassar expectativas, considerando sua exclusividade e o estado de conservação.
Além disso, o contexto político e histórico do período Clinton adiciona um elemento emocional à transação.7
Um ícone de uma era específica
Mais do que um veículo, o Cadillac Fleetwood Brougham de 1996 representa um momento crucial na história automotiva e política dos Estados Unidos.
Ele marca o final de uma era de sedãs de luxo usados como carros presidenciais e o início de uma nova fase com veículos especialmente construídos para segurança máxima.
Aguardado ansiosamente, o leilão na Mecum em Kissimmee promete ser um evento memorável, atraindo atenção mundial e consolidando o legado deste Cadillac como uma verdadeira relíquia do poder americano.