A Embrapa apresentou à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo uma proposta de parceria para viabilizar soluções sustentáveis para a agropecuária paulista, através de seu sistema GeoWeb. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento da agricultura no estado, impulsionando a produção e melhorando a qualidade dos alimentos.
Ela permite a elaboração de mapas da cobertura dos cinco principais programas sociais relacionados à agricultura no Estado de São Paulo: Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Cisternas e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, Ação de Distribuição de Cestas de Alimentos a Grupos Populacionais Específicos e Bancos Comunitários de Sementes.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Antônio Junqueira, declarou que esse sistema vai ser importante para a agropecuária de SP. O GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu Município” é um produto digital que possibilita o mapeamento, a análise territorial e a avaliação dos programas sociais do governo federal.
O sistema também oferece informações sobre a insegurança alimentar e nutricional e os agricultores autodeclarados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esta tecnologia foi desenvolvida por meio da cooperação técnica entre a Embrapa Territorial e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), vinculada ao atual Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
- Mesmo com crises recorrentes na Argentina, pobreza no Brasil continua sendo maior
- Nova regra do governo deixará MILHÕES de brasileiros sem o tão aguardado abono salarial
- Paulo Guedes expõe PLANO SOMBRIO de Lula e do PT que ameaça a ECONOMIA BRASIL
- O mega projeto de 100 BILHÕES da China que vai transformar o Nordeste na região MAIS RICA do Brasil
Na última reunião, Marcos Renato Böttcher, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Orlando Melo de Castro, subsecretário de Agricultura; Sérgio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); Alexandre Berndt, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos; Daniel Souza Corrêa, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial; Gustavo Spadotti Amaral Castro, chefe geral da Embrapa Territorial; Stanley Robson de Medeiros Oliveira, chefe geral da Embrapa Agricultura Digital; e Ana Paula Contador Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, estiveram presentes.
Agricultura de baixa emissão de carbono – ações governamentais e políticas públicas
Embrapa
A Embrapa, braço de pesquisa agrícola do governo brasileiro, comemora 50 anos de inovação em 2023. Durante esses anos, a Embrapa contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e científico do agronegócio brasileiro, criando alternativas sustentáveis de produção para o setor rural.
A instituição é responsável por diversas inovações, tais como o melhoramento genético das plantas, soluções para problemas ambientais relacionados à agricultura e formulação de políticas públicas. Por meio dos seus projetos, a Embrapa busca promover o crescimento socioeconômico da população rural no Brasil.
Fonte: Sec. de Agricultura – SP