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10 MAIORES hélices de navios do MUNDO — Mais de 100 TONELADAS

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/11/2024 às 23:00
hélices de navios do MUNDO
Foto: REPRODUÇÃO

Descubra as maiores hélices de navios do mundo, verdadeiros gigantes da engenharia marítima que movem embarcações com eficiência e potência incomparáveis.

As hélices de navios são essenciais para o transporte marítimo, impulsionando embarcações imensas que conectam economias ao redor do mundo. Eles funcionam como ventiladores gigantes, convertendo a energia dos motores em movimento, permitindo que os navios deslizem pelas águas.

MAIORES hélices de navios do MUNDO: Algumas dessas hélices são tão importantes que se destacam pelo seu tamanho e poder. Confira as maiores já construídas, que representam marcos tecnológicos no setor naval.

1. Emma Maersk: a gigante dos mares

A hélice de Emma Maersk, construída pela Mecklenburger Metallguss GmbH, é a maior já vista no setor marítimo. Com 10,3 metros de diâmetro e pesando impressionantes 113 toneladas, essa hélice está instalada em um dos maiores navios porta-contêineres do mundo. A Emma Maersk possui 397 metros de comprimento e é capaz de transportar até 15.000 TEUs, atingindo uma velocidade máxima de 27 nós, graças à força dessa hélice colossal.

2. Expresso de Hamburgo: potência e precisão

Em 2001, a Hyundai Heavy Industries fabricou uma das maiores hélices para os navios porta-contêineres da Hapag Lloyd, incluindo o Hamburg Express. Com 9,1 metros de diâmetro e 101,5 toneladas, essa hélice foi projetada para trabalhar em conjunto com o motor diesel mais potente da época, de 93.360 cv, fornecendo uma navegação imbatível.

3. Oásis dos Mares: navegação com inovação

O Oasis of the Seas, o maior navio de passageiros da sua época, é impulsionado por hélices de 6,1 metros de diâmetro, fabricadas pela ABB. Equipado com propulsores azimutais elétricos, o navio não necessita de leme tradicional, já que seus motores giram para controlar a direção. Esta inovação permite maior capacidade de manobra para o gigantesco cruzeiro de luxo.

4. Titanic: herança de gigantes

O lendário Titanic também ostentava hélices imensas, cada uma com 23 pés e 6 polegadas de diâmetro. Feitas de bronze sólido, elas pesavam 38 toneladas e eram movidas por motores independentes, gerando um total de 30.000 cv. Para muitos, as hélices do Titanic continuam sendo um dos maiores feitos tecnológicos da época.

5. Rainha Elizabeth II: força e longividade

A Rainha Elizabeth II era equipada com duas hélices de 22 pés de diâmetro, pesando 43 toneladas cada. Essas hélices foram projetadas para garantir durabilidade e resistência, uma característica crucial para os longos percursos de um navio de passageiros de luxo.

6. Palmeiro: desbravando o gelo da Antártida

O Palmeiro, um navio quebra-gelo utilizado na Antártida, tem duas hélices de 13 metros, projetado para cortar camadas espessas de gelo. Cada hélice possui quatro pás e é movida por motores de 12.000 HP, permitindo que o navio alcance uma velocidade de três nós, mesmo em águas congeladas.

7. Exaltação: cruzeiro poderoso

O Exaltação , um navio de cruzeiro do Carnaval, utiliza hélices de 5,6 metros de diâmetro, com 14 toneladas de peso cada. Com quatro pás e passo fixo, essas hélices garantem a força necessária para movimentar o embarque com eficiência, garantindo uma navegação suave para os passageiros.

8. Bismarck: poderio militar

O Bismarck, famoso navio de guerra da Alemanha, também possuía hélices impressionantes. Cada uma tinha 4,7 metros de diâmetro e pesava 3 toneladas. Feitas de bronze e manganês, essas hélices foram projetadas para mover o navio em altas velocidades, com 270 revoluções por minuto.

9. OOCL Hong Kong: o maior porta-contêineres do mundo

O OOCL Hong Kong foi o maior navio porta-contêineres do mundo até 2017, com 399,8 metros de comprimento. Suas hélices de passo fixo são projetadas para manobrar essa embarcação gigante, que pode transportar mais de 21.000 TEUs e atingir 21 nós de velocidade máxima.

10. Épico Norueguês: tecnologia de ponta no mar

O Norwegian Epic, lançado em 2009, é um navio de cruzeiro de 329,4 metros com tecnologia avançada. Suas hélices de passo fixo de 24 MW e 135 rpm, juntamente com motores elétricos e propulsores adicionais, fazem deste navio uma das embarcações mais sofisticadas do setor, oferecendo conforto e potência em cada jornada.

Essas hélices são mais do que simples componentes mecânicos; elas são os motores do comércio global e da aventura no mar.

Cada uma delas é um exemplo de engenharia de ponta, projetada para resistir às imensas forças e desafios enfrentados pelas embarcações gigantescas que dominam as rotas marítimas do mundo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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