1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, vai equipar Usinas termelétricas em Roraima
Localização RR Tempo de leitura 3 min de leitura

WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, vai equipar Usinas termelétricas em Roraima

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 16/01/2021 às 11:06
WEG - usinas - roraima - termelétrica

WEG diz que o projeto vai levar energia limpa a Roraima e diminuir a dependência atual das usinas termelétricas que operam com óleo diesel no estado

WEG uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, anuncia um novo contrato com a OXE Energia para o fornecimento de quatro conjuntos completos de turbo-geradores, incluindo os serviços de logística, montagem e comissionamento para as usinas termelétricas a biomassa Bonfim, Pau Rainha, Cantá e Santa Luz, localizadas em Roraima.

Leia também

De acordo com a WEG, está previsto no escopo, a instalação de quatro turbinas de reação, condensação, com duas tomadas sem controle, instalação tipo back-side, modelo CT em conjunto com quatro geradores síncronos trifásico, de 12,5 MVA, 13,8 kV, 1.800 rpm, 60 Hz, e quadros elétricos de proteção e controle, totalizando um faturamento de aproximadamente R$ 39 milhões.

As usinas termelétricas utilizarão cavaco de madeira reflorestada como biomassa, modalidade altamente viável na região. As unidades estão aproximadamente 50 km de distância uma da outra e terão capacidade individual instalada de 11,5MW.

Segundo a WEG, a energia que será gerada nas usinas neste processo foi vendida pela OXE Energia em um dos leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Este fornecimento não só reitera a forte atuação da companhia em projetos de geração de energia elétrica limpa, como também em empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável das regiões”, explica Paulo Sinoti, diretor da WEG.

Usinas termelétricas fazem parte do plano de segurança elétrica de Roraima

As quatro usinas termelétricas fazem parte do plano de segurança elétrica desenhado para o Estado de Roraima, que desde 2019 deixou de importar energia da Venezuela e passou a depender integralmente das termelétricas locais, que operam com óleo diesel. O consumo diário do combustível varia de 700 a 1.100 milhão de litros no estado.

Segundo a ANEEL a realização desse leilão é um marco histórico para Roraima. O estado contará, a partir de junho de 2021, com um atendimento elétrico confiável, com a geração local e a futura linha que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Isso atrairá indústrias para o Estado, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

As entregas dos equipamentos da WEG ocorrerão no primeiro trimestre de 2021, com previsão de operação/comercialização de energia até junho de 2021.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos