Versões, preços e autonomia do Volvo EX30: A nova aposta da montadora sueca chega para competir tanto com carros elétricos, como de combustão.
A indústria automobilística brasileira está prestes a testemunhar a chegada de mais um integrante da invasão chinesa de veículos elétricos. Em 2024, os consumidores brasileiros terão a oportunidade de adquirir o Volvo EX30, um SUV compacto elétrico de fabricação chinesa que promete abalar o mercado de carros tradicionais.
Versatilidade em opções de bateria e acabamentos
O Volvo EX30 chegará ao mercado brasileiro com duas variações de bateria, atendendo às diferentes necessidades dos consumidores.
A versão mais acessível, denominada E40, tem um preço inicial de R$ 219.950 e é equipada com uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh.
- Chevrolet anuncia novo modelo com motor turbinado e preço competitivo para bater de frente com Fiat, Toyota e outras marcas
- O novo motor rotativo ômega-1 da Aston Martin promete revolucionar a indústria automotiva ao eliminar cilindros e pistões
- Nova lei de trânsito sobre faróis tem multas imperdoáveis e vira pesadelo de motoristas de carros Volkswagen, Toyota, Chevrolet e outros
- Por que os caminhões da Renault são um fracasso? Razões por trás do desempenho abaixo do esperado desses modelos no mercado
Esta bateria alimenta um motor elétrico traseiro capaz de gerar 276 cv de potência.
A autonomia declarada é de 350 km no ciclo WLTP, embora se espere que seja ligeiramente menor quando avaliada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Para aqueles que desejam uma autonomia ainda maior, o EX30 oferece a opção E60, equipada com uma bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 69 kWh.
Essa configuração proporciona uma impressionante autonomia de 480 km no ciclo WLTP, com o mesmo motor elétrico traseiro de 276 cv.
A versão E60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, tornando-a uma escolha atraente para quem busca desempenho.
Veja o Volvo EX30: O carro elétrico mais barato que o Jeep Compass
Diversas opções de customização, os preços competitivos do Volvo EX30 desafiam o mercado
Além das opções de bateria, o Volvo EX30 oferece três pacotes de customização para a versão E60: Core (R$ 239.950), Plus (R$ 265.950) e Ultra (R$ 279.950).
Já versão Ultra tem se destacado como a mais procurada no Brasil, com um volume de vendas que já chama a atenção.
Surpreendentemente, em apenas cinco dias, o EX30 superou os emplacamentos do XC40 durante todo o ano.
Uma das principais razões para o sucesso do Volvo EX30 no mercado brasileiro é seu preço competitivo.
O SUV compacto elétrico chega com um valor equivalente ao de modelos médios a combustão, como o Jeep Compass Limited (R$ 215.950), o Ford Territory Titanium (R$ 219.900) e o Volkswagen Taos Highline (R$ 212.490).
Quando comparado a outros carros elétricos, o EX30 também se destaca como uma opção acessível, superando o Nissan Leaf (R$ 293.790) e o Chevrolet Bolt (R$ 259.990).
Seu grande concorrente na categoria é o BYD Yuan Plus (R$ 229.800).
Desafios enfrentados pela indústria automobilística tradicional
A chegada do Volvo EX30 e do BYD Yuan Plus ao mercado brasileiro tem provocado preocupações na indústria automobilística tradicional.
O sucesso desses veículos de fabricação chinesa está levando o governo a considerar a retomada da taxação de veículos elétricos no Brasil, visando proteger as marcas que produzem localmente.
Com informações do AutoEsporte.