1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Volkswagen quer carro elétrico movido a etanol em solo brasileiro
Tempo de leitura 2 min de leitura

Volkswagen quer carro elétrico movido a etanol em solo brasileiro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/02/2021 às 07:35
Volkswagen - carro elétrico - etanol
Carro movido a etanol
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Volkswagen planeja lançar carro elétrico movido a etanol e afirma que a chave do futuro está no etanol

CEO da Volkswagen Brasil e América Latina, Pablo Di Si, falou com destaque sobre esse tipo de tecnologia envolvendo o etanol e carros elétricos, defendendo maior empenho das partes envolvidas e pesquisas para o seu desenvolvimento como uma solução viável para o mercado brasileiro.

Leia também

Os desafios do carro elétrico

O executivo lembrou que o carro elétrico tem muitos desafios e entre as questões chave estão a bateria e a infraestrutura para seu carregamento, que como sabemos, demandam altos investimentos.

Por conta disso, Di Si aposta que a tecnologia de células de combustível a etanol possa ser uma alternativas às baterias usando as possibilidades que o combustível vegetal oferece no país.

Surge uma nova tecnologia e Volkswagen está de olho

Após praticamente banir o carro a gasolina no Brasil, o etanol pode se tornar uma peça-chave para acelerar o processo de transição energética no país.

O setor de cana-de-açúcar também defende que a célula combustível que produz hidrogênio a partir do etanol é mais eficiente: a tecnologia, que ainda está em desenvolvimento, consiste em separar o hidrogênio do etanol e produzir eletricidade por meio de um processo químico no próprio veículo.

Etanol no Brasil

A transição da indústria automobilística para o carro elétrico já é uma realidade e o Brasil deve aproveitar a vantagem do etanol, afirmou o presidente da Volkswagen na América Latina e no Brasil, Pablo Di Si, na Live do Valor.

Ele lembra que um dos principais desafios do carro elétrico é a questão das baterias e do abastecimento e defende os investimentos em pesquisas para que o etanol possa ser usado nessa indústria.

“Não é importante só ter o carro elétrico, mas como abastecer. E por que não usar o etanol? A tecnologia não existe hoje, mas temos o etanol e, com pesquisas, podemos [alcançar isso]. Precisamos estudar como transformar esse etanol e abastecer o carro elétrico, mas não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, na China”, disse.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos