Montadora alemã apresenta conceito de carro elétrico futurista projetado para viagens de longa distância
O Grupo Volkswagen apresentou um conceito para um carro elétrico futurista com a intenção de repensar a mobilidade do futuro no que diz respeito às viagens de longa distância. O modelo denominado Gen.Travel não vem equipado com volante e seus assentos podem ser deslizados em qualquer uma das direções, para proporcionar o maior conforto possível aos ocupantes.
O Gen.Travel foi idealizado não como um automóvel que pode ser adquirido por todos, mas sim como um serviço de mobilidade que pode ser acionado sempre que necessário. A Volkswagen o apelidou de IEV, que significa “Innovation Experience Vehicle”, para sugerir as maneiras pelas quais as viagens de longa distância podem evoluir nos próximos anos. Prevê-se que o carro elétrico do futuro tenha uma bateria com capacidade suficiente para suportar longas viagens, uma vez que está sendo considerada uma alternativa ao uso de um avião para excursões curtas. Veja o vídeo:
O Volkswagen Gen.Travel é um passo à frente para o desenvolvimento de veículos autônomos de primeira linha
O Volkswagen Gen.Travel foi pensado para ser comercializado como um serviço de alta qualidade e primeira linha. Apenas o nome da marca está impresso na parte frontal e traseira do veículo, portanto, se você olhar atentamente, verá que não há a logo da Volkswagen no veículo. Isso pode indicar que a iniciativa é um esforço colaborativo de várias marcas dentro do grupo, ou pode simplesmente significar que o fabricante ainda não determinou qual marca seria a mais adequada para o conceito de carro do futuro.
- Sony e Honda uniram forças para criar um sedã elétrico ultratecnológico com dois motores e autonomia de até 700 km
- Ouro 24 quilates! Homem gastou uma fortuna para dourar seu Tesla Cybertruck e decide vendê-lo pouco tempo depois
- Brasil em crise: ninguém quer comprar carro novo, pátios lotam e vendas despencam
- Toyota Corolla Cross 2.0 FLEX 2022 se destaca pela durabilidade e economia, com motor 2.0 aspirado de 177 cv e médias de consumo que chegam a 13,5 km/l na gasolina
Como o objetivo principal do Gen.Travel, é o transporte em excursões de longa distância, ele será equipado com uma suspensão ativa conhecida como eABC (Elétrico Active Body Control). Este sistema calcula os movimentos do veículo durante a aceleração e as curvas e estima a quantidade de rolagem da carroceria que ocorrerá, para proporcionar conforto e segurança.
A Volkswagen afirma que a inteligência artificial que será incluída no carro elétrico em um futuro não muito distante, além de guiar o veículo com o auxílio de radares e sensores, poderá interagir com outros veículos para maximizar a eficiência.
A carroceria futurista do Gen.Travel é dividida em duas metades por uma questão de design
A seção superior é uma cabine de vidro transparente, enquanto a seção inferior é onde todos os componentes tecnológicos estão localizados. O caixilho baixo, que otimiza a visão externa, é um dos destaques, junto com o pára-brisa vertical, as enormes portas em asa de gaivota proporcionam uma facilidade de entrada e saída do veículo.
A montadora alemã não forneceu nenhuma informação sobre o motor ou a autonomia do veículo, mas nas fotografias é possível ver o caminho que vai de Kessel, na Alemanha, ao Lago de Garda, na Itália. Como há cerca de 900 quilômetros de distância entre os dois destinos, o Gen.Travel supostamente teria aproximadamente 1000 quilômetros de autonomia se essa viagem for completada sem nenhuma pausa.
O modelo será apresentado pela primeira vez nesse dia 24 de setembro de 2022, na feira Chantilly Arts & Elegance, na França. A Volkswagen disse que o Gen.Travel não será um modelo que será produzido em série, mas sim uma investigação de tecnologias que serão utilizadas no futuro por todos os negócios do grupo.