A Volkswagen anunciou recentemente seu Golf elétrico que planeja homenagear os modelos da antiga geração. O veículo elétrico contará com autonomia de 450 km e 223 cavalos.
Anunciado na última semana pela Volkswagen o ID.2all, pode ser o primeiro Golf movido a bateria, chegando ao mercado com a proposta de ser um dos carros elétricos mais baratos da marca alemã. Além disso, o modelo elétrico deve sair de fábrica contando com algumas referências ao passado da empresa.
Novo carro elétrico da VW contará com painel virtual de Fusca
Segundo o designer responsável pelo desenho do Golf Elétrico, a Volkswagen está transferindo o DNA de seus ícones para o futuro. O ID.2all é, desta forma, uma homenagem a Fusca, Polo e o Golf. O software, que roda na central multimídia do carro, permite simular o visual de instrumentos antigos utilizados pela Volkswagen nas décadas de 1970 e 1980.
No modo fusca ou clássico, a tela atrás do volante fica com um fundo preto. Um velocímetro grande de ponteiro surge no painel junto com um indicador de marchas posicionado à esquerda. As grades falsas nas extremidades lembram o alto falante do fusca, que ficava camuflado dentro do clássico quadro.
- Procurando um carro bom, bonito e econômico? Com consumo de até 16,6 km/L, motor 1.2, 90 cv e porta-malas de 300 litros, esse carro da Citroën é super econômico, espaço e sua manutenção não é cara de manter!
- Flagra: GAC GS3 Emzoom chega ao Brasil com 152 cavalos, 6 airbags e R$ 5,8 bilhões em investimentos para enfrentar VW T-Cross e Hyundai Creta
- China em peso! GAC Aion Y Plus chega ao Brasil: SUV elétrico com 204 cv e 500 km de autonomia; sedã Aion ES também surpreende com 4,81 metros
- Custando menos de R$ 26 mil, carro popular da Fiat desbanca modelos atuais no mercado de hatches premium com consumo de 12,4 km/l
No modo clássico, a tela principal do Golf Elétrico também muda e vira uma espécie de rádio antigo parecido com o original que vinha no Fusca. Na central multimídia do veículo, o motorista poderá escolher entre três modos diferentes: o mais moderno (ID Era), do Golf (Golf Era) e do Fusca (Classic).
Com o modo Golf acionado, o painel do carro elétrico remete ao hatch clássico dos anos 80, com dois mostradores principais grandes e quadrados, o velocímetro e o indicador de nível de combustível, que desempenha o papel de mostrar ao condutor o nível da carga das baterias.
Volkswagen ID.2all será vendido por menos de 40 mil euros
Outra novidade do Golf elétrico é a tela no console, que dessa vez virá com um toca-fitas antigo e uma espécie de quadro de avisos.
No fim, mesmo sendo um recurso simples, é interessante ver uma homenagem da Volkswagen aos seus clássicos. Resta saber se, no lançamento, também será permitida a customização com outros estilos, como o do Gol e da Kombi, por exemplo, dois modelos icônicos que marcaram gerações no Brasil.
O modelo será consideravelmente mais barato que o ID.3, comercializado por quase 40 mil euros na Alemanha. O Golf Elétrico tem como base uma plataforma atualizada na Volkswagen chamada MEB Entry, que promete entregar mais desempenho para carros elétricos compactos.
Com tração dianteira, o veículo contará com um motor elétrico de 223 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. A autonomia estimada pela empresa é de 450 km e a expectativa é que o carro demore apenas 20 minutos para carregar de 10 a 80%. A produção do carro elétrico está marcada para ter início em 2025 no Velho Continente. Por enquanto, ainda não há indícios de lançamento fora da Europa.
Volkswagen homenageando modelos do passado
Além de homenagear o Fusca, a Volkswagen também homenageou a Kombi, trazendo uma versão elétrica que é sucesso na Europa. O modelo, que recebeu o nome de ID.Buzz, está em pré-venda desde maio de 2022 e não deve chegar por aqui antes de 2024.
Segundo a fabricante, até o mês de dezembro, a nova geração da van possui mais de 26 mil pedidos, com 10 mil destes chegando à concessionária em breve. Com isso, o modelo superou todas as expectativas da Volkswagen.
Segundo Lars Krause, membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing, a Volkswagen está muito feliz com o lançamento de sua primeira Kombi elétrica do futuro. Agora, a empresa planeja expandir ainda mais a produção e entregar os veículos aos seus clientes e fãs.