1. Início
  2. / Indústria
  3. / Venda de café adulterado no Brasil: empresa é investigada por comercializar grãos misturados com impurezas e levanta preocupações na indústria e entre consumidores – venda do “café fake”
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Venda de café adulterado no Brasil: empresa é investigada por comercializar grãos misturados com impurezas e levanta preocupações na indústria e entre consumidores – venda do “café fake”

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/02/2025 às 00:15
Golpe do café fake: Empresas são acusadas de enganar consumidores com grãos adulterados e despertam alerta na indústria nacional!
Foto gerada por IA

Venda do café fake está pegando os consumidores de surpresa nas prateleiras dos supermercados. Entenda como o café com grãos adulterados engana consumidores, segundo o diretor-executivo da ABIC!

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e historicamente já esteve entre as mercadorias mais valiosas do mercado global. Mesmo com a evolução dos hábitos de consumo, ele continua sendo apreciado em diversas formas, desde pequenas xícaras até grandes copos. No entanto, recentemente, a indústria cafeeira brasileira tem enfrentado um desafio preocupante: o chamado venda do café fake, que envolve a adulteração de grãos com impurezas, gerando apreensão entre produtores e consumidores.

Entenda como funciona a venda do café fake

Essa preocupação com a venda do café fake existe devido aos produtos preparados com “sabor café”, mas que na realidade não são o café tradicional. Ainda mais neste momento, em que o pó do grão torrado e moído está sendo vendido com preços muito altos.

Chamados de ‘café fake’, estes grãos adulterados são uma tentativa clara e evidente de burlar e enganar os consumidores, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). 

Para se ter uma ideia, a associação encontrou, recentemente, em Bauru, no interior de São Paulo, a comercialização de um pó com sabor café.

Esses grãos adulterados podem ser feitos a partir de cascas, palha, folhas, paus ou qualquer parte da planta menos a semente.

Um exemplo de produtos fabricados desta forma é um chamado Oficial do Brasil que possui em sua embalagem a frase escrita “bebida sabor café tradicional”. Segundo Silva, por mais que exista uma indicação de que se trata de um café com “grãos adulterados”, também há risco do consumidor acabar sendo enganado, visto que a embalagem é bem parecida com os produtos que são realmente de café torrado e moído.

Empresa se pronuncia após acusação de venda do café fake

Segundo a fabricante do Oficial do Brasil, Master Blends, empresa que está sediada em Salto de Pirapora (SP), ela criou o café e deixou isso claro em sua embalagem. Desta forma, ela nega que a empresa está enganando seus consumidores com grãos adulterados. Conforme destaca a empresa, em nota oficial, em momento algum foi dito que é café e afirma que apenas cria apenas um subproduto para atender uma classe que está sofrendo a cada dia que passa.

A nota oficial da empresa ainda menciona que esse produto é composto de café e polpa de café torrado e moído, está escrito “bebida à base de café”, na frente, e também atrás da embalagem. A Oficial do Brasil está no mercado há 32 anos, e destaca que jamais enganou o consumidor.

Segundo a nota, o que foi considerado a venda do café fake é o mesmo ocorrido por outras empresas grandes e conhecidas no mercado, o que era leite condensado virou mistura láctea, antes havia bombom com cobertura de chocolate e agora está com cobertura sabor chocolate, entre outros.

Entenda o motivo da venda do café fake com grãos adulterados

Essas alternativas surgem porque, desde 2024, a indústria de café moído e torrado está fazendo o repasse dos custos da matéria-prima para os consumidores. Consequentemente, o preço do café aumenta e isso faz com que um terreno fértil surja para que a venda do café fake seja comercializado.

Segundo Silva, a Abic está passando por um momento de muita tensão, o café cru, base do torrado e moído, até na geada de 1979 e não foi visto preços tão elevados. Quando isso acontece faz com que a matéria-prima fique cada vez mais disputada e os industriais que adquirem a matéria-prima com esses preços repassarão os valores.

Justamente por conta disso que a Abic está preocupada com os que podem acabar lucrando com os cafés de grãos adulterados. Por conta disso, a entidade já denunciou o caso ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Jesus Moreira
Jesus Moreira
09/02/2025 17:06

Já não temos um bom café pra consumo interno…que atende a demanda da maioria .que o consome. Se fizer mais misturas. Como fica quem trabalha honestamente nesse país!!! Temos poucas pessoas seria! No ramos de café…com qualidade no Brasil!!

Rogerio
Rogerio
09/02/2025 18:21

MEU DEUS SO VIGARISTA NESSE PAÍS e o cara de ainda acha que esta certo e um **** de marca maior CANA NELE e FECHA ESSA EMPRESA PRA NUNCA MAIS OPERAR

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x