Vale começa testar a primeira locomotiva 100% elétrica da mineração brasileira

Flavia Marinho
por
-
18-09-2020 13:29:09
em Indústria e Construção Civil
mineração; locomotiva elétrica Vale A primeira locomotiva 100% elétrica foi desenvolvida pela líder em mineração Vale em parceria com empresa americana e será testado na unidade de Tubarão

A primeira locomotiva 100% elétrica foi desenvolvida pela líder em mineração Vale em parceria com empresa americana e será testado na unidade de Tubarão

A líder em mineração Vale desenvolveu a primeira locomotiva 100% elétrica do setor no Brasil! O equipamento, que foi desenvolvido em parceria com a americana Caterpillar Progress Rail. Mais de 130 vagas para candidatos sem experiência! Mineradora Vale convoca recém-formados em todas as áreas para o seu Programa Trainee 2021; não há limite de idade para participar

Leia também

A primeira locomotiva 100% elétrica saiu da fábrica no dia 12 de setembro, em Sete Lagoas (MG), rumo a Vitória, para transportar cargas no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão.

A locomotiva movida a bateria faz parte do programa PowerShift, que prioriza o uso de fontes limpas na matriz energética precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar.

Pela capacidade de armazenamento de 1,9 megawatt-hora (MWH), expansível até 2,4 MWh das baterias, a locomotiva tem capacidade de operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar.

Ela faz parte do programa PowerShift, criado pela Vale, que visa substituir sua matriz energética por fontes limpas.

Uma iniciativa que faz parte do compromisso da líder em mineração em se tornar carbono neutra em 2050, cortando as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade.

Além de cortar as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade, o equipamento também diminuirá ruídos. Em maio, a mineradora anunciou uma meta de reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030.

Ser carbono neutra significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação, o que pode ser feito por meio da compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.