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Vale a pena ter um híbrido da Fiat? Cálculo mostra que novos híbridos da Fiat levam até 10 anos para compensar o investimento extra

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 08/11/2024 às 18:17
A economia dos híbridos Fiat Pulse e Fastback pode demorar até 10 anos para se pagar. Vale o investimento? Descubra nesta análise completa.
A economia dos híbridos Fiat Pulse e Fastback pode demorar até 10 anos para se pagar. Vale o investimento? Descubra nesta análise completa.
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O lançamento dos híbridos Fiat Pulse e Fastback gerou curiosidade: será que o investimento vale a pena? Veja a análise de consumo e custo, entenda os prós e contras desses SUVs que buscam reduzir o consumo e as emissões no Brasil.

Em tempos de crescente preocupação com a sustentabilidade e economia de combustível, a Fiat introduz o Pulse e o Fastback híbridos, trazendo ao mercado brasileiro a promessa de reduzir emissões e consumo.

A tecnologia verde, uma aposta da Stellantis, busca atrair motoristas com uma abordagem mais eficiente.

No entanto, o custo-benefício é questionável: um estudo recente revela que a economia extra com combustível só compensa o valor investido após até 10 anos de uso. Será que vale mesmo a pena esse investimento inicial?

Principais dados sobre os modelos híbridos

A Stellantis lançou os primeiros carros nacionais da Fiat com tecnologia híbrida leve: o Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid.

Esses modelos, que integram um sistema híbrido leve, partem de R$ 125.990 para o Pulse e R$ 151.990 para o Fastback, com um acréscimo de R$ 2.000 em relação às versões tradicionais, sem eletrificação.

Modelos e preçosVersãoPreço (R$)
PulseAudace T200 Hybrid AT125.990
Impetus T200 Hybrid AT140.990
FastbackAudace T200 Hybrid AT151.990
Impetus T200 Hybrid AT161.990

Esses híbridos possuem motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, com potência de até 130 cv e torque de 20,4 kgfm.

O sistema híbrido leve é acoplado a uma bateria de 12V para ajudar na economia de combustível, e ambos os modelos são equipados com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas, visando suavidade nas trocas e maior economia.

Consumo de combustível e economia

A Fiat promete redução no consumo com esses modelos híbridos, porém, as melhorias nos números de consumo são modestas.

A Autoesporte analisou o consumo urbano e rodoviário dos dois modelos, nas versões com e sem eletrificação, utilizando tanto gasolina quanto etanol. Veja os dados:

Consumo (km/l)ModeloUrbano (Gasolina)Rodoviário (Gasolina)Urbano (Etanol)Rodoviário (Etanol)
Pulse 1.0TConvencional12,114,48,410,2
Híbrido13,414,49,310,2
Fastback 1.0TConvencional11,914,68,410,2
Híbrido12,613,98,99,8

Os modelos híbridos do Pulse e Fastback mostram pequenas melhorias de desempenho com o uso urbano, em que o sistema híbrido consegue fornecer uma leve assistência, principalmente durante desacelerações e paradas.

Modelos híbridos do Pulse e Fastback. (Imagem/ divulgação)

Quanto custa rodar com gasolina e etanol

Baseando-se nos dados da ANP de 2024, com preço médio de R$ 6,09 por litro de gasolina e R$ 4,04 por litro de etanol, calculou-se as despesas anuais de um motorista que percorre, em média, 15.000 km por ano. Abaixo, os custos estimados para os modelos Pulse e Fastback:

Custo anual com gasolina

ModeloTrajeto Urbano (10.500 km)Trajeto Rodoviário (4.500 km)Total Anual (R$)
Pulse 1.0T5.286,121.906,177.192,29
Pulse Híbrido4.774,561.906,176.680,73
Fastback 1.0T5.371,381.875,727.247,10
Fastback Híbrido5.072,971.973,167.046,13

Custo anual com etanol

ModeloTrajeto Urbano (10.500 km)Trajeto Rodoviário (4.500 km)Total Anual (R$)
Pulse 1.0T5.050,001.781,646.831,64
Pulse Híbrido4.561,161.781,646.342,80
Fastback 1.0T5.050,001.781,646.831,64
Fastback Híbrido4.767,201.854,366.621,56

As diferenças entre os custos anuais de abastecimento indicam uma economia tímida: com gasolina, o Pulse Híbrido economiza R$ 511,56 por ano em comparação ao modelo a combustão.

No caso do Fastback, a economia anual é de R$ 200,97. Com etanol, os valores são semelhantes, com uma diferença de R$ 488,84 para o Pulse e R$ 210,08 para o Fastback.

Quando o investimento se paga?

Para entender quando o investimento de R$ 2.000 se torna vantajoso, dividiu-se o valor pela economia anual de cada modelo. Os resultados indicam:

ModeloEconomia Anual (Gasolina)Tempo de Retorno (anos)
Pulse Híbrido511,564
Fastback Híbrido200,9710
ModeloEconomia Anual (Etanol)Tempo de Retorno (anos)
Pulse Híbrido488,844
Fastback Híbrido210,0810

O investimento em híbridos vale a pena?

O Fiat Pulse e Fastback híbridos prometem economia, mas o valor adicional leva tempo para se justificar.

No caso do Pulse, a economia começa a ser percebida após quatro anos, seja usando gasolina ou etanol. Já o Fastback exigirá uma espera de aproximadamente 10 anos para que o proprietário realmente sinta a diferença no bolso.

Essa realidade coloca em questão se o investimento em um híbrido leve é vantajoso para quem busca economia de combustível a curto prazo.

Enquanto alguns motoristas podem valorizar a tecnologia híbrida pela sustentabilidade, para outros, a escolha de um modelo híbrido leve pode não oferecer um retorno financeiro satisfatório no curto prazo.

Afinal, na sua visão, leitor, será que a economia em combustível justifica a despesa extra? Deixe sua opinião nos comentários!

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Ricardo Neves
Ricardo Neves
09/11/2024 10:15

Nos Estados onde há diferença na cobrança de IPVA para eletrificados deve valer a pena, no exemplo do RJ cai de 4 para 1,5% do valor da FIPE.

ivonildo
ivonildo
09/11/2024 10:22

A diferença está no IPVA de cada ano vcs não virão este lado

Antônio Paulino
Antônio Paulino
09/11/2024 21:18

No Distrito Federal por exemplo, há isenção de IPVA, o que representa 2%. Em números há uma economia aproximada de R$ 3.200,00 anual, considerando o Fastback deR$ 161.000,00.
Economia maior que o investimento.

fabiano
fabiano
11/11/2024 09:39

Para quem mora em Minas Gerais acredito que valerá. Os dois modelos híbridos serão isentos de IPVA, o que poderá ocasionar em uma economia anual de até 6000 reais, considerando o Fastback Híbrido.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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