USP oferece 245 vagas em cursos gratuitos online e EAD na área de programação

Valdemar Medeiros
por
-
14-06-2021 20:45:30
em Cursos
USP - cursos gratuitos - programação - vagas Aluna estudando na USP – créditos: USP oficial

Já pensou em aprender programação Python? Então não perca a data das inscrições dos cursos gratuitos ofertados pela USP

Através do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), a Universidade de São Paulo (USP) abrirá 245 vagas em um curso gratuito EAD, na área de programação. Além desta, outra notícia boa é que não será necessário nenhum pré-requisito para participar.

Leia também

Conheça os cursos gratuitos da USP

O curso EAD gratuito, que está sendo disponibilizado pela USP, é voltado para pessoas que não estão familiarizadas com os conceitos básicos de programação. De acordo com o ICMC, com base na introdução, o aluno deve ter a iniciativa de continuar seus estudos na área de programação.

De acordo com a professora titular do Instituto e coordenadora do curso, Roseli Francelin, a linguagem abordada nos cursos gratuitos da USP será a Python, que é bem mais fácil para aqueles que estão iniciando na área de programação e também está sendo bastante utilizada.

Ela afirma que os alunos do curso gratuito conhecerão todos os fundamentos básicos da linguagem de programação, como utilizá-las e as principais funções disponíveis, mas ressalta que só receberão os certificados de conclusão da USP os alunos que cumprirem 75% das atividades do curso EAD.

Francelin afirma que após finalizar o curso gratuito na USP, os alunos já estarão prontos para realizar formações com níveis mais avançados, pois já terão a base necessária para participar e aprender outras coisas.

OBS: Os candidatos só poderão realizar as inscrições para o curso gratuito no site da USP a partir dos dias 15 e 17 de junho. As aulas EAD serão transmitidas nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, com horários das 14h às 17h.

ACESSE O SITE DA INSTITUICÇÃO E SE MANTENHA INFORMADO

Conheça um pouco sobre a linguagem de programação Python

A princípio, a Python é uma linguagem de programação de nível alto, isto é, com uma sintaxe mais simples e mais parecida com a linguagem humana. Ela é utilizada em diversas aplicações como web, desktop, servidores e ciências de dados.

Essa linguagem de programação surgiu na década de 90, criada pelo matemático e programador Guido Van Rossum, da Holanda. Ela foi criada para dar destaque no trabalho do desenvolvedor, facilitando a escrita com um código legível, limpo e simples, não só em aplicações menores, como também em programas mais complexos.

Cursos gratuitos estão mudando a vida dos jovens

No início da pandemia, Ana Monteiro, estudante da UEMG, foi demitida da empresa que atuava no cargo de pedagoga empresarial. No início deste ano, ela resolveu ir para a área de programação.

Em pouco mais de 4 meses, Ana alcançou o cargo de analista júnior de TI. Ela afirma que o curso deu a ela um leque de oportunidades como um emprego fixo e também o seu lançamento, com o apoio da empresa em que atua no momento, do Epopeia Tech, de um podcast que conta histórias de mulheres que estão indo para a área de tecnologia.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.