Usina Tonon Energia tem falência decretada. 600 trabalhadores da indústria perderão seu emprego


Usina Tonon Energia tem falência decretada. 600 trabalhadores da indústria perderão seu emprego

O governo está preocupado com a situação de 600 trabalhadores da indústria que ainda não receberam seus salários desde novembro do ano passado.

O Grupo Tonon Energia teve falência decretada na última sexta-feira (6), pela justiça de São Paulo. A indústria estava sob recuperação judicial desde 2015. Petrobras vai vender três grandes gasodutos marítimos que interligam os campos do pré-sal na Bacia de Santos.

Leia também

O plano de recuperação judicial aprovado em 2017 para Tonon Energia, resultou no leilão de duas usinas localizadas em São Paulo, que posteriormente foram rematadas pela Raízen Energia.

Segundo representante da empresa, mesmo em crise financeira o grupo retomaria as atividades da usina em abril. Porém, desde novembro de 2019 a usina não pagou salários e 13º de 600 funcionários, agravando ainda mais a crise no pequeno distrito de Vista Alegre.

Na época em que ocorreu o pedido de recuperação judicial da empresa, maior parte da dívida da Tonon estava alocada na usina de Vista Alegre – MS, que possui capacidade de moagem de 2,5 milhões.

A confirmação da falência da Usina foi feita pelo secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, o mesmo destacou que a indústria Tonon de Açúcar e álcool havia solicitado pedido de recuperação Judicial, desde o ano passado.

Segundo Verruk, a informação de que a empresa teve decretação de falência pela justiça de Jaú, São Paulo, na sexta feira (6), ocorreu de forma extrajudicial.

Ele diz que o governo está preocupado com a situação. 600 trabalhadores perderão seu emprego, além disso, os mesmos não recebem salários desde novembro do ano passado.

Verruck  afirma que o governo espera que um outro grupo se interesse pela compra da Usina. E lembra, que a indefinição da situação financeira da Tonon impossibilitava interessados na compra da empresa, instalada em Vista Alegre, distrito de Maracaju – MS.

O secretário garantiu que o governo vai manter a política de incentivo fiscal para que a indpustria volte a atividade o mais rápido possível.

Na avaliação do secretário da Semagro, a Tonon é moderna tem contrato no fornecimento de energia e envolve mais de mil famílias na região de Vista Alegre, em Maracaju, cidade distante a 160 quilômetros de Campo Grande.

Sobre  Tonon Energia

Com mais de 50 anos de história, a Tonon EZnergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP); Paraíso, em Brotas (SP); e Vista Alegre – MS.

Faça o Curso de Inglês Autodidata

A economia brasileira está mais próximo do que nunca de empresas globais. A necessidade de funcionários  que tenham no minimo inglês intermediário cresce mas os empregadores têm dificuldades de encontrar candidatos que têm noções do idioma. O curso A Jornada do Inglês Autodidata vem sanando este problema de muitos alunos, com um método fácil e inovador. Assistam aqui os depoimentos reais de estudantes que adquiram o curso e depois façam suas matrículas também.


Flavia Marinho

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.