Usina de biomassa do MS conclui testes, entra em operação e promete gerar muitas vagas de emprego

usina - biomassa - MS - vagas de emprego Usina de biomassa onça pintada – MS – Fonte: Reprodução Gov

Nova usina de Biomassa em três lagoas (MS), começa sua operação após fases de testes e irá gerar diversas vagas de emprego

Na última quinta-feira (8), a usina de Biomassa no MS começou a operar oficialmente e irá gerar diversas vagas de emprego. As obras da usina já haviam sido concluídas, porém ainda faltavam os últimos testes da caldeira, turbina e produção ininterrupta de energia para que a Usina do MS pudesse ser cadastrada com concluída no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Leia também

A usina de biomassa do MS é movida a tocos e raízes de eucalipto e foi Batizada de Onça Pintada. Ela funciona dentro do complexo da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, em Três Lagoas.

Os testes da usina de biomassa duraram quatro dias, período durante o qual ela precisou operar ininterruptamente para comprovar que havia concluído as etapas necessárias para entrar em operação.

Usina de biomassa do MS deve gerar muitas vagas de emprego

A usina do MS utiliza do vapor produzido pela combustão dos materiais orgânicos, que são os tocos e raízes de eucalipto não aproveitados. Esse vapor rotacional uma turbina conectada a um gerador que produz eletricidade. Sendo assim, é possível que a usina de biomassa aproveite todo o cultivo do eucalipto. A energia gerada pela usina de biomassa também será comercializada para a Aneel.

Ela irá disponibilizar 50 MWh de energia elétrica para o sistema nacional. Essa geração pode abastecer uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes. Ela irá consome diariamente aproximadamente 1500 toneladas de biomassa de eucalipto.

Novas vagas de emprego antes e depois de ser concluída

As obras da usina de biomassa onça pintada começaram em março de 2019 e desde então foram ofertadas mais de 1500 vagas de emprego para a construção. No ano passado com o início da pandemia do novo coronavírus, a construção da usina passou por um período de grandes desafios e chegou até a ser paralisada completamente, mas a pedido da Aneel, voltaram as obras com número reduzido de funcionários.

Após concluída a usina está propondo mais de 100 vagas de emprego para MS e em diversas áreas tanto como técnicos quanto superior.

O investimento para construção da usina foi de aproximadamente R$350 milhões, recursos esses que foram próprios da Eldorado, a empresa que está por trás dessa grande obra que não dependeu de investidores.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.