1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Usina de biomassa do MS começa a fase de testes
Localização MS, MT Tempo de leitura 2 min de leitura

Usina de biomassa do MS começa a fase de testes

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/03/2021 às 10:39
Usina - Biomassa - MS
Usina onça pintada MS – Fonte: Reprodução Google

A fase de testes da nova usina de biomassa construída no MS começou e promete alavancar a indústria energética da região

Em Três Lagoas, município da região leste do Mato Grosso do Sul (MS), a Usina Termoelétrica Onça Pintada, empreendimento pertencente à empresa de celulose Eldorado Brasil, já começou a gerar energia que provém da biomassa de eucalipto, mesmo ainda em fase de teste. De acordo com o executivo, no mês de dezembro cerca de 560 pessoas trabalhavam na construção.

Leia também

Esse número, no entanto, já alcançou a 850 profissionais no período de pico da obra As obras de construção civil e eletromecânica do projeto já estão finalizadas. Segundo a empresa, quando for concluída essa fase de comissionamento, serão realizados os testes finais juntos ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), previstos para o fim deste mês, e terá início a atividade comercial da usina em MS.

Especialistas explicam como é gerada a energia na usina de biomassa

A matéria prima utilizada pela usina de biomassa são os tocos e raízes de eucalipto, que atualmente não são aproveitados para a produção da celulose. A usina usa o vapor produzido pela combustão de tais materiais orgânicos.

O vapor rotaciona uma turbina conectada a um gerador que produz eletricidade. Com isso é possível a usina aproveitar por completo o cultivo do eucalipto pela empresa, que fabrica e comercializa a celulose. A energia gerada pela usina de biomassa do MS também será comercializada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Usina do MS irá gerar 50mw/h

A usina vai disponibilizar 50 MWh (megawatts hora) de energia elétrica para o sistema nacional. Essa geração tem capacidade de abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes, ou o equivalente a quase três cidades do tamanho de Três Lagoas. A usina vai consumir diariamente 1500 toneladas de biomassa de eucalipto. A usina irá também gerar emprego para mais de 100 pessoas em MS.

Conforme o edital de leilão publicado pelo governo federal, em 2016, a Aneel pagará R$ 251 por megawatt produzido em usinas movidas por biomassa.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos