Menu
Início Unicamp e TotalEnergies fecham acordo para construção de usina solar e pesquisas fotovoltaicas

Unicamp e TotalEnergies fecham acordo para construção de usina solar e pesquisas fotovoltaicas

21 de junho de 2023 às 11:24
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Unicamp e TotalEnergies fecham acordo para construção de usina solar e pesquisas fotovoltaicas
Foto: Canal Solar

Unicamp fecha parceria com a TotalEnergies, multinacional francesa, com foco na construção de usina solar e outros 6 projetos com investimentos de R$ 22,9 milhões.

A TotalEnergies, multinacional francesa, assinou um acordo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para realizar pesquisas com foco no setor de energia solar e baterias. Com duração de três anos e investimentos no valor de R$ 22,9 milhões, o acordo prevê o desenvolvimento de seis projetos, além da construção de uma usina solar no Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp e a reforma dos laboratórios de pesquisa da universidade.

Conheça os 6 projetos que serão desenvolvidos fruto da parceria entre a Unicamp e TotalEnergies

O primeiro projeto fruto da parceria será a modelagem e monitoramento de usinas solares com gêmeos digitais, que tem como objetivo desenvolver modelos matemáticos e ferramentas para simulação e monitoramento de usinas solares com “gêmeos digitais”.

Artigos recomendados

As ferramentas tornarão possível a previsão nas perdas e geração de energia com base na modelagem de fenômenos de degradação e outros fatores que influenciam o desempenho de sistemas.

Já o projeto de pesquisa de métodos e desenvolvimento de dispositivo para detecção e interrupção de falha de arco elétrico CC em sistemas fotovoltaicos, visa pesquisar e desenvolver sistemas com base em hardware e software para detectar os arcos elétricos em uma usina solar.

O terceiro projeto recebe o nome de monitoramento de desempenho, detecção de anomalias e análise de LCOE em usinas solares e tem como objetivo desenvolver um software para monitorar o desempenho e a detecção de defeitos e anomalias em usinas, além de possibilitar a análise de retorno econômico desses sistemas.

O projeto Confiabilidade de inversores fotovoltaicos: modelagem termoelétrica, avaliação de danos e previsão de falhas, visa desenvolver uma modelagem termoelétrica abrangente de componentes essenciais, como chaves semicondutoras e capacitores em conversores CC-CA utilizados em usinas fotovoltaicas.

No projeto de Pesquisa e desenvolvimento de metodologias de teste, avaliação e classificação de inversores fotovoltaicos, serão criadas formas de teste para avaliar a qualidade de inversores fotovoltaicos. O objetivo final é desenvolver um programa de testes de inversores para gerar um ranking de equipamentos, fornecendo dados importantes para consumidores.

Por fim, o projeto de  Plataforma blockchain para o passaporte digital de baterias e sua respectiva contribuição para desvendar mecanismos de envelhecimento durante a primeira vida e suas consequências no segundo uso, tem como foco resolver algumas limitações existentes na literatura ligada aos sistemas de armazenamento de energia desenvolvidos com baterias de segunda vida.

Saiba mais sobre o evento de assinatura entre Unicamp e Totalenergies

O acordo foi assinado na noite da última quarta-feira (14) pelo reitor da Unicamp, professor Antônio José de Almeida Meirelles, e também por Isabel Waclawek, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies.

A cerimônia contou com as presenças do diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) na América do Sul, Liviu Nicu, e da adida para a Ciência e Tecnologia do Serviço de Cooperação e Ação Cultural, Nadége Mézie, ambos representantes do Consulado Geral da França no país.

O evento foi organizado pelo professor Marcelo Souza de Castro, diretor do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Unicamp. O projeto foi apresentado por Marcelo Villalva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, que também será coordenador geral do programa.

Parceiros se pronunciam sobre acordo

Além dos projetos e a usina solar, o programa estabelecerá, ainda, um sistema de rastreamento de baterias. Segundo o coordenador do projeto, professor Hudson Zanin, o foco é mapear a cadeia dessas baterias, para compreender seu ciclo de vida, avaliando os mecanismos de seu envelhecimento, e detectar os processos adotados por fornecedores na primeira vida e no reuso.

O reitor Antonio Meirelles afirma que este acordo com a TotalEnergies é uma nova demonstração de que a Unicamp considera as iniciativas de inovação e sustentabilidade prioritárias. Meirelles afirma que, na última semana, foi informado que a instituição é a primeira do país no ranking em ações para o crescimento econômico.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar