Uma descoberta fascinante ocorreu quando um garoto encontrou uma pedra na praia que foi identificada por arqueólogos como uma ferramenta pré-histórica com cerca de 60 mil anos.
Em um evento que parece filme, o jovem Ben, de apenas 9 anos, fez uma descoberta de uma ”pedra” que surpreendeu arqueólogos e historiadores. Enquanto brincava em uma praia na Inglaterra, o garoto encontrou um objeto brilhante que, na época, parecia apenas uma pedra incomum.
No entanto, três anos depois, ele descobriu que se tratava de um machado de mão neandertal, com aproximadamente 60 mil anos.
Como foi a descoberta da pedra
Tudo começou quando Ben tinha apenas 6 anos. Durante uma caminhada pela praia, o jovem garoto avistou uma pedra de sílex brilhante que chamou sua atenção. “Achei que era diferente das outras pedras”, contou Ben à BBC.
- Bem-vindo ao futuro: China lança trem que não precisa de trilhos e parece flutuar pelas ruas! Tecnologia de trilho virtual leva a mobilidade urbana a outro nível
- A Terra está girando cada vez mais devagar: Descubra como isso pode ter moldado o OXIGÊNIO que respiramos e o futuro da vida no planeta
- Mais barata que uma moto! Homem cria bicicleta elétrica com motor de máquina de lavar e surpreende o mundo ao conseguir atingir 110 KM/H
- Fim da Samsung, LG e Xiaomi? Nova marca de celular da Vivo desembarca no Brasil com três smartphones poderosos que prometem abalar o mercado e desafiar gigantes da tecnologia!
Fascinado pelo achado, levou a pedra para casa e a guardou em seu quarto, sem imaginar o valor histórico do item.
A revelação veio três anos depois, durante uma visita ao Museu Worthing. Ben participava de uma exposição sobre a Idade da Pedra e notou a semelhança entre os itens expostos e sua “pedra especial“. Intrigado, levou o objeto para os pesquisadores do museu, que confirmaram a importância do achado.
Emoção e orgulho
“Foi emocionante! Eles disseram que é a melhor descoberta em 10 anos“, relatou Ben. Ele também revelou que, embora quisesse guardar o machado, sentiu que sua verdadeira casa seria o museu, onde mais pessoas poderiam apreciá-lo.
“Meu coração bateu muito rápido quando descobri o que era. Agora, está no museu e estou feliz com isso“, afirmou.
A mãe do garoto, Emma Witten, destacou o impacto da descoberta. “Isso iluminou o rosto do arqueólogo do museu. É incrível que meu filho tenha encontrado algo tão importante e que agora outras pessoas possam aprender com isso.“
A importância do machado
De acordo com especialistas do Museu Worthing, o machado pertence ao final do Paleolítico Médio, um período que ocorreu entre 40 mil e 60 mil anos atrás.
Um porta-voz do museu explicou que o objeto foi encontrado no cascalho superior da praia, tornando difícil determinar se ele foi perdido ali originalmente ou transportado de outro lugar por processos naturais, como depósitos fluviais.
O machado, feito de sílex, era usado pelos neandertais, os “primos distantes” dos humanos modernos.
Quem foram os Neandertais?
Os neandertais foram uma espécie humana que habitou a Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia Central entre 400.000 e 40.000 anos atrás. Dotados de características físicas adaptadas ao clima frio da época, como corpos robustos, narizes largos e membros curtos, os neandertais possuíam também uma capacidade craniana superior à dos humanos modernos, indicando cérebros desenvolvidos.
Viviam em pequenos grupos familiares e eram exímios caçadores-coletores, utilizando ferramentas avançadas e armas para obter alimentos.
Além disso, evidências arqueológicas revelam comportamentos sociais complexos, como o cuidado com os membros mais vulneráveis e práticas funerárias que sugerem crenças ou respeito pelos mortos.
Apesar de sua inteligência e habilidade, os neandertais desapareceram há cerca de 40.000 anos, em parte devido à competição com os Homo sapiens que chegaram à Europa nesse período.
Estudos genéticos confirmam que houve cruzamento entre as duas espécies, o que resultou em traços neandertais presentes no DNA de humanos modernos.
A extinção dos neandertais também foi influenciada por mudanças climáticas severas e a consequente redução de seus habitats. Contudo, o legado dos neandertais sobrevive não apenas em nossa genética, mas também em sua contribuição para o entendimento da evolução humana e das capacidades culturais e sociais de nossos ancestrais.
Poderiam oferecer uma bolsa de estudos completos ao jovem. Futuro arqueologo
Acho que não oferecem nada tenho duas ponta de flecha mas ou menos dessa era mas não entrego pois não vou ganhar nd em troca
Se for descoberto rla poderá ser CONFISCADA, e você poderá ficar sem ela e continuar anônimo.
Acho que vc devia ter cuidado com o que posta pois no Brasil acho que isso ai é até crime
Você vai ganhar teu nome na história.
Além de muitas pessoas poder apreciar essa descoberta. Daqui a 10, 20,… 100 … 200 anos a tua história vai estar alí. Junto com um material histórico.
Pensa bem?
Só pensa no umbigo
Tá certo ele, aquele **** do lula só pensa no umbigo dele
Hahahaha até aqui um viciado consegue enfiar esse meme….
“e o Lula,hein? E o Petê??” Hahahaha
Eles não tem argumentos por isso essa repetição estapafúrdia e desconexa da realidade!! Dá uma canseira!!
E o rolex, hein? E as joias?
Calma **** ****. Aqui o assunto é outro.
O umbigo dele representa milhões de brasileiros que Bolsonaro levou de volta à linha de pobreza e agora o presidente Lula trabalha pra dar dignidade aos mesmos.
Diminuir pobreza ?
Lula em sua sanha pelo poder aumentou drasticamente a carga tributária do país. Quem paga imposto é o povo. Os empresários só repassam.
De quebra cancelou milhares de benefícios do bolsa família.
Prometeu e não cumpriu a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00.
Sem falar que ele vive numa bolha de luxo e opulência.
Acorda amigo !!!!!
Meu querido se o bolsa***** ainda fosse presidente não existiria nem bolsa família ainda. E aída digo mais a insenção do imposto de renda pra quem ganha até R$5.000,00 , só vai entrar em vigor apenas apartir do dia 1⁰ de janeiro de 2026 !!!!!!!!! , podia ao menos ir trabalhar do que ficar falando um monte de ****** aqui !
Doidim, Haddad acabou de reduzir o imposto, vai ler jornal de papel?
Vc acredita nisso? Aproveita bem Aki em casa, que papai Noel vai vir dia ,25 kkkkkkkkkkkk
Edmilson Alves, se a isenção de IR para quem ganha até 5.000,00 não foi aprovada, é pq a direita toda votaram contra ou não votaram.
Eles fizeram o mesmo na votação para taxar as grandes fortunas.
Acho que vc precisa rever suas fontes de informações que tu anda seguindo.
O lula trabalhando? Kkkkkkkkkkkk
Meu Deus! Quanta ignorância 🤦🏻♀️
Meu pai , quando o Lula morrer não sei em que vcs vão botar a culpa dos problemas do mundo 🌎
No PT
Vc deve ser daquele que vende rolex público
Impossível cidadão, os registros dão conta que o arco e flecha se deu a 20 mil anos antes de Cristo, a pedra em questão tem 60 mil anos, portanto, tem o triplo do aparecimento do arco e flecha. Essas pontas de flechas que você tem, devem ter sido retiradas dos ônibus que vem de São Gonçalo para Niterói/RJ.
Filho índio deve ser tu né falando mão dos lugares ****
Essa foi boa kkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Eles dizem ser uma descoberta arqueológica depois fazem de tudo pra conseguir o item e no final vc tem que entregar. Eu faria o mesmo de encontrasse algo eu não iria entregar pois quem achou foi vc entao pertence a vc independente de qualquer coisa
Na cultura dos países desenvolvidos, as pessoas pensam assim: se ninguém fez isso ainda, eu serei o primeiro a fazer e meu nome ficará gravado na história!
Nos países pouco desenvolvidos como o nosso, as pessoas pensam: se ninguém fez isso ainda, eu é que não vou fazer.
Um objeto histórico pertence ao mundo, a sociedade, ou seja a todos, por isso existem os museus, a arqueologia, etc!!! Egoísmo puro pensar assim!!
Não comenta “que tem”. Pode te gerar transtorno.
Com certeza. Isso q faço e ensino a meus filhos. Tudo q possuir, se for pra que o governo tome posse e vc nem seja recompensado, melhor ficar calado. E não comenta nem perto de celular sobre, a não ser q sua localização esteja desligada. Porque com essas IA, muita coisa se torna possível sem que vc saiba.
Verdade mesmo
Bela lição de egoísmo está ensinando para seus filhos!!! 🤨
Você não ganha nada entregando e a humanidade pode perder informação importante.
Pensamento restrito o teu…
Enfia elas no 🆒 seu ****!
Essa é a diferença entre uma pessoa que pensa grande, em como pode contribuir para a ciência e a para história da humanidade, e uma pessoa que apenas pensa em como tirar alguma vantagem com o achado.
Por isso, alguns países mais jovens que o Brasil são mais prósperos e desenvolvidos.
Pode até ser . Mas, com certeza o governo de lá não é o de cá. Não contribui nada nem história pois um país que arqueólogos que vão pra fora pra ter seu trabalho reconhecido . Aqui não vemos nem notícias de profissionais atuando no Brasil, ao contrário vem de fora fuçar nossa história é não sabemos de nada . Escondem . Pois nosso país é muito rico em história mas, o povo é ****. Tem o governo que merece .
Guarda p levar no teu caixão qdo tu morrer seu ****…
Materiais arqueológicos são bens da União, então você pode ser preso ou pagar uma multa altíssima. Você pode contribuir muito entregando o material que você encontrou, contribuir com a história da humanidade que também é sua e de todos nós.
Aqui? A historia do Brasil é País de politicos espertos , egoístas e odeia o povo. Enfim também o povo é gadinho manso .
Eu também não entregaria nada.
“Dessa era?” Não há, até hoje, evidência conhecida de Paleolítico no Brasil.
Isso é patrimônio cultural do Brasil. O certo é doar para estudo. Se for mesmo Paleolítico, revolucionará a Arqueologia.
Por achar um material litico? Isso não faz nenhum sentido. Tu nem sabe se o menino quer ser arqueológo. E só o fato dele ter achado já deveria ser algo incrível.
Eu Tb tenho uma pedra dessa igual
😲
É complicado até dar opinião, umas pessoas olham para as pirâmides e veem um amontoado de pedras,outras olham e as consideram construções de uma civilização alienígena avançada, enfim…
É complicado isso !!! Um amigo achou uma pedra numa cachoeira, e era meio disforme e bem diferente das outras. Todas as pedras eram meio que ovais, boleadas e opacas. Essa não tinha cor e parecia um pedaço de vidro do tamanho de uma bola de tênis (mas, não arredondada) e meio suja. Ele a encontrou na borda de uma grande pedra ao lado da cachoeira. Levou-a pra casa e a guardou. Anos depois, quando arrumava a garagem, lembrou da tal pedra e limpou-a … agora ela parecia um cristal ou um vidro diferente.
Resolveu mostrá-la a um amigo que disse pra levar a um pesquisador (Universidade – não vou dizer o nome). Chegando lá, entregou a pedra a um funcionário, que fez seu cadastro e algumas perguntas, e que a pedra seria analisada.
Resumo: meses depois o tal funcionário havia pedido demissão e se mudado pra Itália!!! Até hoje meu amigo não teve notícias da pedra e nem o que era!
POSSIVELMENTE UM DIAMANTE DE MILHÕES!!!
Tenham cuidado ao entregar alguma coisa a alguém!!! Certifique-se e faça questão de acompanhar o processo com testemunhas, pois, vc pode estar de posse de algo muuiittoo valioso!!!!
Eu tenho aqui em casa uma serpente pelos índios na verdade tenho vários nosso terreno tem um sítio arqueológico
Kkkkkkkkkkk
Fui o suficiente pra ir morar na Itália, o homem tirou o bolão. Será que o dono lembrou de se despedir da sua pedra? 🤣🤣🤣🤣🤣
Amigo, não é bem assim, ele encontrou próximo a um leito fluvial, pelo formato que vc disse, pode ser um quartzo hialino lascado que foi encontrado próximo a uma oficina de lascamento. No caso das outras pedras, eram apenas seixos ou calhaus rolados devido ao fluxo das águas do rio.
Todo bem arqueológico é protegido pela lei 3.924 que determina o material como bem da União. No caso de descobrirem que você porta um bem arqueológico, cabe ao IPHAN tomar as medidas legais podendo chegar a processos judiciais por dano ao patrimônio da União.
Ou seja, seu amigo ainda corria o risco de se prejudicar tendo um instrumento litico que provavelmente foi deposto naquele local.
Ele fez o correto levando para especialistas, a dúvida que resta é se ele levou para arqueólogos/arqueólogos litólogos (opção correta) ou para geólogos que não possuem formação alguma para falar de indústrias líticas ou façonagem de instrumentos bifaciais (opção errada).
Amigo, não é bem assim, ele encontrou próximo a um leito fluvial, pelas características que você disse pode ser um quartzo hialino lascado que foi encontrado próximo a uma oficina de lascamento. No caso das outras pedras eram apenas seixos ou calhaus rolados devido ao fluxo das águas do rio.
Todo bem arqueológico é protegido pela lei 3.924 que determina o material como bem da União. No caso de descobrirem que você porta um bem arqueológico, cabe ao IPHAN tomar as medidas legais podendo chegar a processos judiciais por dano ao patrimônio da União.
Ou seja, seu amigo ainda corria o risco de se prejudicar tendo um instrumento litico que provavelmente foi deposto naquele local.
Ele fez o correto levando para especialistas, a dúvida que resta é se ele levou para arqueólogos/arqueólogos litólogos (opção correta) ou para geólogos que não possuem formação alguma para falar de indústrias líticas ou façonagem de instrumentos bifaciais (opção errada).