Um dos maiores navios do mundo fica encalhado e bloqueia inteiramente o Canal de Suez

Valdemar Medeiros
por
-
25-03-2021 11:12:30
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Navios - canal de Suez - encalhado Navio evergreen – Fonte: Reprodução Google

Um dos maiores navios fica encalhado no Canal de Suez e impede a passagem de outras embarcações

Na manhã desta terça-feira, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo sofreu um acidente e ficou encalhado no estratégico Canal de Suez, a via navegável que liga o mar vermelho ao Mediterrâneo, bloqueando a circulação em ambas as direções e causando um grande congestionamento em uma das principais artérias de transporte marítimo mundial.

Leia também

O Navio ficou encalhado por conta da falta de visibilidade e das fortes rajadas de vento provocadas pelas más condições meteorológicas no Egito, segundo informou na quarta-feira a Autoridade do Canal de Suez.

O pais foi atingido por uma tempestade de areia nesta semana, e o vento chegou a 40 nós na região do Canal de Suez, fazendo com que o capitão do Ever Given, de bandeira panamenha e procedente da China, perdesse o controle da embarcação enquanto navegava no extremo sul rumo a Rotterdam e consequentemente ficasse encalhado.

Vários navios de carga e petroleiros permanecem detidos na parte sul do canal, esperando que a circulação volte ao normal, segundo mostra o mapa ao vivo do rastreador de navios Marine Traffic.

Governo cria operação de resgate para normalizar o tráfego de navios

Osama Rabie, tenente-general e chefe da Autoridade do Canal de Suez, explicou que a operação de resgate começou imediatamente após o acidente, e detalhou que a Autoride possui oito rebocadores de navios, e um deles possui 160 toneladas de força, empurrando o navio encalhado dos dois lados com objetivo de fazer com que ele volte a flutuar e poder retomar a navegação pelo Canal de Suez.

Ainda não há informações de quanto tempo o navio permanecerá encalhado, embora um funcionário do canal tenha indicado ao veículo de comunicação local Cairo24, próximo da Inteligência egípcia, que poderia se estender ao menos por dois dias.

Canal de Suez 

Com cerca de 160 quilômetros de extensão, o Canal de Suez foi inaugurado em 1869 e escoa pouco mais de 10% do comércio mundial. O canal também representa uma das principais fontes das tão sonhadas divisas estrangeiras para o Egito. Em 2015, o Egito concluiu uma polêmica ampliação do canal, projetos esses do presidente Abdel Fattah al-Sisi.

O Canal de Suez é uma das via marítimas mais importantes do mundo e um dos grandes focos da economia do Egito. Desde sua abertura, fez com que a região passe a ter vital importância para as potências coloniais europeias.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe