MENU
Menu
Início Um dos maiores navios do mundo está no Porto do Açú

Um dos maiores navios do mundo está no Porto do Açú

18 de maio de 2018 às 07:48
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
VLCC REDWOOD BRAZIL AÇÚ

Sendo o maior terminal portuário do Brasil, o Porto do Açú é único capaz de receber embarcações do tipo VLCC

O VLCC (Very Large Crude Carrier) que aportou no Porto do Açu essa semana está entre os maiores do mundo, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru. O Terminal de Petróleo, T-Oil, desenvolvido pela Açu Petróleo é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC. A operação só foi possível a partir do investimento de R$ 400 milhões, realizado no ano passado, com as obras de dragagem que levaram a profundidade nominal do terminal para 25 metros.

O nome do navio se chama DHT Redwood e esta operação refere-se ao atual contrato com a Petrogal, que tem participação de 20% de participação no Norte de Carcará, na Bacia de Santos,  adquiridas nos leilões de 2017. Especialistas indicam que o Porto do Açú passará agora ter  movimentação intensa de navios de grande porte e há uma comoção internacional de empresas de óleo e gás para operações deste tipo no Brasil, e o terminal portuário do Açú é única capaz de atender este demanda.

Enganam-se quem pensa que o Porto do Açú tem a função apenas de atracar e comportar embarcações, ela vai muito além disto. O termo certo a se usar para este empreendimento na verdade é “complexo portuário”, porque além de executar este tipo de operação, ela também comportará uma termoelétrica, complexo gaseiro, importação/ exportação de minérios e grãos, além das fabricas metalmecânica lá localizadas. Os representantes da Smart Treinamentos estiveram lá e gravaram áudios e videos estupefatos com o tamanho e a complexidade do lugar, vejam na matéria aqui.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR