Turbinas eólicas da Nordex prometem alavancar ainda mais a indústria de energia eólica no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
27-10-2020 11:50:07
em Energia Renovável
turbinas eólicas - Nordex - energia eólica Torre eólica da multinacional alemã Nordex

A fabricante Multinacional alemã de turbinas eólicas, Nordex está aplicando investimentos em solo brasileiro para alavancar a indústria de energia eólica

A Nordex oferece excelentes condições em turbinas eólicas, sendo a energia eólica uma das fontes de energia mais importantes do país. Em meados de 2020, a capacidade instalada no Brasil chegava a 16 GW. Isso representa um aumento significativo nos últimos anos e tem visto o setor de energia eólica se tornar um elemento cada vez mais importante do mercado elétrico brasileiro. Depois da energia hidrelétrica, a energia eólica é hoje o segundo maior componente da matriz de geração de eletricidade brasileira, colocando o segundo maior país da América do Sul entre os líderes globais no campo das energias renováveis.

Leia também

O poder das turbinas eólicas da Nordex

As turbinas eólicas da Nordex podem gerar significativamente mais eletricidade nas condições brasileiras do que em muitos outros países. Na verdade, devido às excelentes condições de vento, o fator de capacidade médio de uma usina eólica no Brasil pode chegar a 50 por cento – significativamente acima da média global. A título de comparação, em outros países, esse valor é tão baixo quanto 25 por cento (Fonte: ABEEólica).

Velocidades médias do vento, altamente favoráveis à geração de energia eólica onshore, podem ser encontradas principalmente na Região Nordeste do Brasil, onde o terreno litorâneo é plano.  

No estado do Piauí, o Grupo Nordex está construindo seu maior projeto de turbinas eólicas até o momento, o parque eólico Lagoa dos Ventos, com 716 MW. O Grupo também fabrica as torres de concreto das turbinas AW125/3000 e AW125/3150 em sua própria instalação de produção de torre, que fica bem próximo ao local da obra, reduzindo também os custos logísticos e acelerando a construção. Além disso, o interior do país e seus planaltos também oferecem um potencial significativo para projetos de grande porte.

Perspectiva otimista para a indústria de energia eólica do Brasil

Nos últimos três anos, o mercado brasileiro de eletricidade evoluiu de um mercado de leilões para um mercado livre de energia. Como resultado, os contratos de compra de energia (PPAs) continuam a crescer em importância.  

Devido aos excelentes recursos  em turbinas eólicas do país e ao fato de que, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia eólica representa uma fonte de energia de custo comparativamente baixo, a capacidade instalada de energia eólica deve continuar a crescer em aprox. 2,5 – 3 GW por ano.  

O Grupo Nordex possui atualmente mais de mil funcionários no Brasil e, com seu atraente portfólio de produtos, está idealmente posicionado para atender às necessidades dos clientes e cumprir os requisitos do projeto.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.