Turbina Gigante de 352 toneladas chega ao Complexo Termoelétrico Eneva em Santo Antônio dos Lopes

Valdemar Medeiros
por
-
11-12-2020 11:39:39
em Refinaria e Termoelétrica
Turbina - Eneva - complexo termelétrico Turbina gigante para o Porto do Itaqui

Na manhã de quinta-feira (10) em São Luís, foi concluído o transporte da turbina geradora de energia, que teve assim destino ao município de Santo Antonio dos Lopes, no interior do Maranhão, para o Complexo Termoelétrico Eneva.

O transporte da turbina gigante do Complexo Termoelétrico Eneva começou no dia 13 do mês de outubro, nos EUA, mais precisamente no Porto de Albany, e chegou no Porto do Itaqui no dia 23 de outubro. Logo após reuniões, sobre tratamento e montagem das equipes PRFs, de engenheiros, técnicos e demais profissionais, a turbina deixou o Porto do Itaqui no dia 27 de novembro, em direção ao Complexo Termoelétrico Eneva.

Leia também

A turbina da Eneva foi transportada por um veículo com mais de 100 metros, sendo escoltada por um grande aparato de batedores e de uma ponte metálica modular, que é utilizada para o atravessamento em pontes de concreto ao longo da BR-135.

O equipamento será destinado a UTE Parnaíba V, usina do Complexo Termelétrico Eneva na região, num projeto de eficiência energética que vai gerar mais de 385 MW no estado, sem consumo adicional de gás.

Deslocamento da turbina até o Complexo Termoelétrico Eneva ocorreu de forma diurna, nos 3 primeiros dias

Foram mais de 300km percorridos, por volta de 14 dias, o que foi um a menos do que o previsto. O deslocamento foi feito de forma diurna nos três primeiros dias. Nos dias seguintes os deslocamentos ocorreram de forma noturna, sendo das 23h às 5h. ao final, o transporte da turbina com destino ao Complexo Termelétrico Eneva retomou o percurso de forma diurna, sendo concluído às 9h desta quinta-feira (10).

Após todo o trajeto da turbina até o Complexo Termoelétrico Eneva, as equipes que participaram da viagem se cumprimentaram e posaram pra foto coletiva. O transporte foi considerado um sucesso com pouquíssimos imprevistos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.