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Nova turbina eólica de rodovias com tecnologia revolucionária utiliza o vento produzido pelos veículos para gerar energia elétrica infinita! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/04/2024 às 21:45
Nova turbina eólica de rodovias com tecnologia revolucionária utiliza o vento produzido pelos veículos para gerar energia elétrica infinita! 
Foto: ELS/Reprodução

Empresa desenvolve nova tecnologia capaz de gerar energia elétrica através do movimento de carros. A inédita turbina eólica de rodovias consegue gerar até 6 MW quando utilizada em conjunto.

A Inglaterra sai na frente e está instalando turbinas eólicas que geram energia elétrica limpa e renovável em postes de autoestradas na Inglaterra. A grande inovação é o design da turbina eólica de rodovias, que aproveita o vento produzido pela movimentação dos veículos para fazer as pás girarem e produzirem eletricidade, sem a dependência do vento natural.

Entenda como funciona a turbina eólica de rodovias que não depende dos ventos naturais

Barry Thompson, CEO da Alpha 311, empresa que desenvolveu o projeto, garante que a turbina eólica de rodovias é uma solução única e que pode ser uma resposta para gerar uma quantidade de energia elétrica limpa e renovável quase infinita. Segundo a fabricante, as turbinas acopladas a postes em uma rodovia poderiam gerar, em conjunto, cerca de 6 MW, energia suficiente para abastecer uma pequena comunidade.

A casa de Barry Thompson é abastecida com eletricidade de protótipos da turbina. O executivo explica que quando está ao lado de uma rodovia e passa um caminhão, é possível sentir o ar que ele movimenta. A companhia é responsável por captar a energia desse vento.

Como um exemplo, o CEO cita a Thanet Way, estrada com menos de 30 km de extensão que possui 1.114 postes de iluminação. As turbinas eólicas poderiam ser instaladas na parte central da rodovia e gerar energia elétrica do vento gerado pelos carros que passam nas duas direções.

Para Thompson, a geração de eletricidade usaria uma infraestrutura que já existe no local. Ele afirma que a empresa não está colocando turbinas enormes na paisagem, está apenas aproveitando o que está disponível.

Quanto custa cada turbina eólica utilizada nas rodovias?

A nova modalidade de captação de energia pode ajudar o Reino Unido a alcançar sua meta de ser neutro em carbono até 2050. A turbina eólica de eixo vertical Alpha 311 é menor, mais barata e mais fácil de instalar do que as turbinas de energia eólica tradicionais.

Cada turbina construída pela empresa conta com 2 metros de altura e atualmente custa cerca de 26 mil libras para ser construída, o equivalente a R$ 190 mil em conversão direta. Esses dispositivos podem ser usados, a princípio, para alimentar as luzes às quais estão conectados. Elas podem gerar tanta energia elétrica quanto 21 metros quadrados de painéis solares.

Segundo o CEO da Alpha 311, nos estágios iniciais do projeto, a empresa buscava apenas alimentar postes de luz em rodovias e ruas.

Contudo, a turbina eólica de rodovias já superou essa expectativa. Atualmente, a equipe está formando parcerias com linhas de trem, estações de carregamento de e-bike, abrigos comunitários, empresas de distribuição marítima e até mesmo redes 5G.

Além disso, a empresa está em negociações com as autoridades para testar a tecnologia em mais estradas do Reino Unido. Algumas cidades menores dos EUA também já estão testando essas turbinas.

Outras iniciativas para gerar energia no ambiente urbano

Além desta turbina eólica de rodovias, a Inglaterra também conta com uma rua que gera energia elétrica a partir de passos de pedestres. A primeira “Smart Street” do mundo foi lançada em Londres pela empresa de tecnologia Pavegen.

Chamada de rua inteligente, a iniciativa conta com 107 m² e foi desenvolvida com painéis cinéticos de pavimentação que geram energia elétrica a partir dos passos de pedestres.

Os usuários ainda podem baixar um aplicativo com informações sobre a quantidade de energia que está sendo gerada pelo seu esforço e, desta forma, vouchers e descontos em várias lojas são disponibilizados. Para gerar energia, o sistema usa geradores de indução eletromagnética.

Quando a pavimentação é empurrada para baixo com o peso de uma pessoa, os volantes de armazenamento de energia giram para converter a energia cinética em elétrica.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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