1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Triste notícia para quem esperava ver um carro elétrico 100% brasileiro; empresa de “Elon Musk brasileiro” anuncia que desistiu da ideia de colocar o veículo em circulação ainda em 2024
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 16 comentários

Triste notícia para quem esperava ver um carro elétrico 100% brasileiro; empresa de “Elon Musk brasileiro” anuncia que desistiu da ideia de colocar o veículo em circulação ainda em 2024

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 28/06/2024 às 15:42
Empresa brasileira promete modelo de carro apto a redefinir o conceito de eficiência de combustível com autonomia de mil km com 30 litros de etanol. (Imagem: reprodução)
Empresa brasileira promete modelo de carro apto a redefinir o conceito de eficiência de combustível com autonomia de mil km com 30 litros de etanol. (Imagem: reprodução)

Virada dramática no mercado automotivo: empresa brasileira desiste de carro elétrico prometido e aposta em outra tecnologia com consumo recorde de 33,3 km/l.

Em uma virada surpreendente, a empresa Lecar, liderada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, autointitulado “Elon Musk brasileiro”, anunciou que abandonou os planos de lançar um carro elétrico 100% brasileiro.

A expectativa era alta para o sedã elétrico que prometia revolucionar o mercado ainda em 2024. No entanto, a Lecar decidiu redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de carros híbridos flex, uma decisão que chocou muitos entusiastas e especialistas do setor.

Segundo comunicado oficial, Assis confirmou que o protótipo Lecar 459, inicialmente previsto para chegar ao mercado em dezembro como elétrico, será readaptado para a nova tecnologia híbrida. A empresa não divulgou detalhes sobre a motorização do modelo híbrido, mas já fez promessas audaciosas em relação ao consumo e à autonomia.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

O Motivo da Mudança de Rumo

A decisão de mudar de direção foi justificada pela Lecar com a alegação de que os veículos elétricos ainda não são “uma realidade benéfica para o mercado”. Segundo a marca, a prevalência de carros elétricos pode trazer mais transtornos do que soluções reais para a mobilidade.

A empresa chegou a criticar a tecnologia que defendia, apontando que, mesmo com motores e baterias mais modernos, o conceito do carro elétrico se mantém inalterado desde 1890, e que os limites tecnológicos das baterias estão próximos de seu auge.

De acordo com a Lecar, agora, o foco ficará por conta do sedã híbrido que poderá rodar 1.000 km com 30 litros de etanol, o que significa um consumo médio de 33,3 km/l. Esta promessa coloca o Lecar 459 em uma posição de destaque no mercado de veículos híbridos, oferecendo uma opção de mobilidade que combina eficiência de combustível com uma pegada ambiental mais leve.

Com a mudança de direção, a Lecar aposta em uma tecnologia híbrida flex que pode se adaptar melhor às necessidades do mercado brasileiro. A promessa de um veículo com alta eficiência de combustível e menos dependência de infraestruturas de recarga elétrica pode ser um diferencial significativo.

A História da Lecar e Suas Ambições

Fundada em 2022, a empresa gaúcha Lecar nasceu com a ambiciosa promessa de se tornar uma montadora brasileira de veículos elétricos, inspirada na Tesla. Assis demonstrou interesse em assumir as instalações da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), durante o período de negociação com a chinesa BYD. No entanto, a reviravolta nos planos da Lecar mostra uma flexibilidade e uma adaptação rápida às realidades do mercado.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
16 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Maurício
Maurício
30/06/2024 09:39

Primeiro veículo nacional 100% elétrico foi, sem dúvidas, o Itapuã, da Gurgel. Ou estou errado?

Sandoval da Silva Mauricio
Sandoval da Silva Mauricio
Em resposta a  Maurício
30/06/2024 11:45

Itaipu

Rol andomor roabaixo
Rol andomor roabaixo
Em resposta a  Maurício
01/07/2024 18:54

Itapuã era tipo uma Kombi? Tem um aqui perto de onde moro, encostado… E acredito que Gurgel foi pioneiro no Brasil.

Antonio Pereira
Antonio Pereira
30/06/2024 11:06

Pode acreditar….. agora é de verdade…. sei.

Walder
Walder
30/06/2024 11:35

Uma decisão bastante inteligente. Os híbridos elétricos/etanol compõe a melhor solução para a primeira fase da transição energética.

VICTOR ATHAYDE
VICTOR ATHAYDE(@victorsilvaathayde1)
Member
30/06/2024 11:45

Ninguém avisou esse cara ainda que esse carro tá **** pra caramba? Design cansado sem nem ter sido lançado. Mudar para híbrido é um tiro no pé. Imagina só dois tipos de motores duas vezes mais chances de dar problema. Fora o número absurdo a mais de peças pra dar manutenção. Achei a ideia muito boa mas tá muito amador ainda. Deixa no elétrico mesmo e utilizava motor elétrico chines, que tem muitas fábricas para repor as peças.

Getúlio Maturana
Getúlio Maturana
30/06/2024 12:16

A tecnologia do hidrogênio, me parece ser mais viável, nesse primeiro momento.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x