Projeto do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba prevê conexão rápida entre as cidades, reduzindo tempo de viagem para 60 minutos
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que o projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba, está avançando e terá leilão previsto para o quarto trimestre de 2025, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos de São Paulo. O trem será uma alternativa ao transporte rodoviário, reduzindo o tempo de deslocamento entre as cidades para 60 minutos e atendendo a uma demanda estimada de 50 mil passageiros por dia, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Detalhes do projeto Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba
O trajeto do TIC Eixo Oeste terá aproximadamente 100 km de extensão, utilizando parte da antiga malha ferroviária entre as duas cidades. De acordo com o portal Via Trolebus, a linha contará com quatro estações, sendo elas Água Branca (São Paulo), São Roque e duas estações em Sorocaba. O transporte ferroviário reduzirá significativamente o tempo de viagem, considerando que atualmente o percurso de carro leva cerca de 110 minutos e de ônibus 130 minutos, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Investimentos e benefícios para a mobilidade
O TIC São Paulo-Sorocaba faz parte do Programa SP nos Trilhos, lançado pelo governo paulista em 2024, que contempla 40 projetos ferroviários, incluindo expansões de metrô, VLTs e trens urbanos. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, os investimentos totais nesses projetos somam aproximadamente R$ 194 bilhões e têm potencial para gerar cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos.
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Além da redução do tempo de deslocamento, o novo trem promete aliviar o tráfego da Rodovia Castello Branco, principal via de ligação entre São Paulo e Sorocaba, que atualmente sofre com congestionamentos frequentes, conforme estudo publicado em 2024 pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). A modernização do transporte ferroviário também contribuirá para a redução das emissões de carbono, promovendo um impacto ambiental positivo.
Integração com outros modais de transporte
O TIC Eixo Oeste será integrado a outras linhas de transporte público. De acordo com informações do Correio Popular, a estação inicial será em Água Branca, um polo ferroviário estratégico que permitirá conexão com as linhas da CPTM, do Metrô de São Paulo e outros projetos de trem intercidades que estão em fase de desenvolvimento. Especialistas em mobilidade, como o urbanista Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes da capital paulista, destacam que essa integração aumentará a eficiência da malha de transporte público e incentivará a migração de passageiros dos ônibus e carros para os trens.
Próximos passos e cronograma
As audiências públicas sobre o TIC Eixo Oeste estão previstas para acontecer no primeiro trimestre de 2025, com a publicação do edital de licitação no terceiro trimestre do mesmo ano. O leilão está programado para o quarto trimestre de 2025, e a assinatura do contrato deve ocorrer no início de 2026, conforme informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. A expectativa do governo paulista é que as obras tenham início ainda em 2026, com previsão de conclusão entre 2029 e 2030.
Para tecnologia de hoje os trens que irão ser implementados poderiam ser de velocidades superiores 200km/h!
Mas não usando estes trilhos velhos. Infelizmente usando apenas dinheiro estadual, sem federal nao da pra investir tudo isso.
Mas quem sabe com o uso constante, e vendo a necessidade constante invistam nos trens bala, com trilhos novos e tudo mais. Um sonho mesmo, faz 40 anos que espero por isso….
O problema não é tecnologia e sim segurança. No Brasil ninguém respeita rigorosamente as restrições de acesso. Um trem nessa velocidade, se houver um acidente por interferência com um objeto externo, pode ser gravíssimo!
Pior que faz mesmo sentido considerar … que trem-bala seja para lugares de gente, digo, disciplinada! Embora seja um tanto mórbido dizer isso.
Maravilha! Ideia do Tarcísio, só pode.
Até parece. Um **** de desses teria alguma boa ideia? Isso já está em estudos a vários anos.
Para os esquerdistas e ****, talvez seja ideia impossível. Nas mãos de um competente Tarcísio, não fica somente no papel.
Paga **** de político, isso quem faz são os engenheiros respeite os profissionais !
Não Sônia, trabalho em São Paulo desde 2003 e já se falava nisso na época com os governos tucanos. Precisa de muita verba federal nessas obras.
Um investimento alto para atender somente uma cidade?
Vc se engana a região metropolitana de Sorocaba é de 2 milhões de habitantes,,tbm acho importante uma parada em Osasco, tem uma demanda considerável de usuários vice-versa
Existe muita gente que mora na capital e trabalha naquela região, todos os dias tem congestionamentos nos acessos das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.