Toyota surpreende com o lançamento do Hilux Rangga SUV, o utilitário que leva até 7 passageiros e custa bem menos que o SW4. Com motor robusto, tração 4×4 e preço competitivo, o modelo pode marcar presença no Brasil. Descubra como a Toyota está revolucionando o segmento de SUVs acessíveis no mercado global. Será essa a nova tendência?
Poucas coisas movimentam tanto o mercado automobilístico quanto uma novidade que combina espaço, funcionalidade e preço acessível.
E a Toyota, gigante japonesa do setor, não deixou por menos ao apresentar ao mercado asiático seu mais novo SUV, o Hilux Rangga.
O modelo promete revolucionar o segmento de utilitários esportivos ao unir a robustez da picape Hilux Champ com um design singular e, o mais importante, um custo que desbanca até mesmo o renomado SW4.
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A montadora oficializou os primeiros detalhes do Hilux Rangga SUV na Ásia, destacando sua capacidade para até 7 passageiros, preço inicial competitivo e uma construção que, embora não seja unanimidade em harmonia visual, promete agradar pela funcionalidade.
As vendas começam na Indonésia em 2025, com valores a partir de 400 milhões de rúpias, cerca de R$ 150 mil em conversão direta, bem abaixo do SW4, que custa aproximadamente R$ 217 mil por lá.
O que é o Hilux Rangga?
Baseado na já conhecida picape Hilux Champ, o Rangga SUV é fruto de um projeto conjunto da Toyota com a fabricante New Armada, uma empresa indonésia especializada na conversão de carrocerias.
Embora o desenvolvimento tenha sido independente, o modelo recebeu a aprovação da subsidiária local da Toyota e será vendido nas concessionárias da marca na região.
O SUV utiliza a plataforma IMV, a mesma da Hilux disponível no Brasil. Sua estrutura combina carroceria sobre chassi, feixe de molas na traseira e uma opção robusta de tração 4×4.
Sob o capô, há duas motorizações disponíveis: o 2.4 turbodiesel com 150 cv e 40,8 kgfm de torque, e um 2.0 aspirado a gasolina com 139 cv.
Ambos os motores contam com opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições.
Design funcional, mas controverso
Visualmente, o Hilux Rangga mantém parte do conjunto frontal e lateral da picape Champ, mas ganha identidade própria a partir da coluna B, onde se destacam portas traseiras exclusivas, vidros diferenciados e um design que, segundo especialistas, não é dos mais harmônicos.
A carroceria, de linhas menos aerodinâmicas, reflete a proposta de um utilitário robusto e acessível, priorizando praticidade em detrimento de estética.
O interior, por sua vez, surpreende ao acomodar até sete ocupantes na configuração 2+3+2.
A versatilidade do espaço interno promete atender tanto famílias maiores quanto aqueles que buscam um veículo funcional para uso misto.
Uma alternativa ao SW4?
Embora o SW4 seja um SUV consolidado no mercado, sua posição de alto custo abre espaço para opções mais acessíveis como o Hilux Rangga.
Ao trazer uma abordagem simplificada, porém eficiente, o novo modelo da Toyota pode conquistar consumidores que valorizam praticidade e economia.
Além disso, o preço competitivo, cerca de 30% menor que o do SW4, pode ser um fator decisivo para quem busca um veículo utilitário sem abrir mão de conforto e espaço interno.
E no Brasil?
Apesar de o Hilux Rangga ser, por enquanto, exclusivo do mercado asiático, sua base, a picape Hilux Champ, já é comercializada em regiões como África e América Latina.
No Brasil, há rumores de que a produção do modelo na Argentina, ao lado da Hilux convencional, esteja em estudo.
Fontes ligadas à Toyota indicam que o projeto depende apenas de ajustes de custo para ser viabilizado no mercado brasileiro.
Se confirmada, a chegada do Rangga SUV ao país poderá mexer com a competitividade entre utilitários esportivos.
A proposta de um SUV robusto, acessível e com DNA da Hilux pode atrair um público que busca qualidade e preço justo.
Um futuro promissor para SUVs acessíveis?
A introdução do Hilux Rangga SUV no mercado asiático mostra que a Toyota está atenta à demanda por veículos funcionais e acessíveis, capazes de atender famílias e trabalhadores que necessitam de espaço e robustez.
Se a estratégia se expandir para outros mercados, incluindo o Brasil, poderemos estar diante de uma nova era no segmento de SUVs populares.
O que você acha? O Hilux Rangga teria espaço para competir com SUVs mais caros no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!
Amei o modelo,bem tem espaço sim