Toyota Corolla Cross chega com dois pés na porta e aniquila o SUV mais vendido do Brasil, o Jeep Compass
Lançado em abril, o novo Toyota Corolla Cross trouxe novidades para aquecer ainda mais a disputa com o Jeep Compass. Com preços que variam de R$ 164.990 a R$ 210.990, como ele se sai frente ao atual líder de vendas no segmento de SUVs médios, que também recebeu atualizações na linha 2025?
Para responder essa pergunta, o portal Mobilidade selecionou sete itens essenciais para comparar o novo Toyota Corolla Cross XRE com o Jeep Compass Sport, que são as versões de entrada mais próximas em preço. Para os dados de consumo, foram utilizados a tabela do Inmetro.
Toyota DÁ UM TAPA no Corolla Cross para PRESSIONAR o líder Jeep Compass
Potência
O Jeep Compass Sport possui um motor 1.3 turbo flex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 270 Nm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas com tração dianteira. O Toyota Corolla Cross XRE, por sua vez, vem com um motor 2.0 flex aspirado de 169/175 cv (g/e) e 204 Nm de torque. Equipado com um câmbio automático CVT e tração dianteira, o Compass se sobressai neste quesito por oferecer mais potência e torque.
- Novo SUV médio brasileiro, DACIA Bigster, promete ser fenômeno de vendas com potência de 170 cv, estilo e inovação, pronto para liderar o mercado automotivo!
- Audi A5, o sedã superluxuoso na faixa dos R$ 87 mil que desbanca Jetta e Corolla no preço, choca o mercado automotivo ao fazer 12,4 KM/l com autonomia de 670 km e vira sonho possível de entusiastas!
- BYD King deixa Toyota Corolla para trás e lidera vendas de híbridos no Brasil
- Apenas 12 carros 0 km custam menos que R$ 100 mil no Brasil; Fiat Mobi e Renault Kwid lideram lista rara e surpreendente
Desempenho
Conforme divulgado pela Toyota, o Corolla Cross XRE acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h. Já a Jeep informa que o Compass Sport vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, com velocidade máxima de 207 km/h. Assim, o Compass vence novamente em desempenho.
Novo SUV da Toyota é mais econômico que rival
Segundo o Inmetro, o Jeep Compass Sport faz 7,4 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 10,5 km/l e 12,1 km/l, respectivamente, com média geral de 9,7 km/l. O Toyota Corolla Cross XRE faz 8,2 km/l e 9,0 km/l na cidade e estrada com etanol, e 11,7 km/l e 13,0 km/l com gasolina, resultando em uma média geral de 10,5 km/l. O Corolla Cross leva vantagem neste quesito.
Multimídia
O Jeep Compass vem com uma central multimídia de 8,4″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de Bluetooth com comandos de voz e áudio pelo volante, e entradas USB tipos A e C. O Toyota Corolla Cross possui uma central de 9″ com os mesmos recursos, mas adiciona carregador de celular por indução e painel digital de 12,3″, itens ausentes no Compass Sport. Ponto para o Corolla Cross.
Segurança
Em termos de segurança, o Compass Sport oferece de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS, controles de estabilidade e tração, além de controle eletrônico anticapotamento. O Corolla Cross, além desses itens, inclui airbag de joelho para o motorista, frenagem autônoma de emergência, alertas de colisão e assistente de permanência em faixa. Por fornecer mais itens de segurança, o Corolla Cross vence nesse quesito.
Porta-malas
O Toyota Corolla Cross possui um porta-malas com capacidade de 440 litros. O Jeep Compass, oficialmente, tem um bagageiro com 476 litros, mas utiliza um padrão de medição diferente, considerando o volume total como se estivesse cheio de líquidos. Usando o mesmo padrão VDA da Toyota, o porta-malas do Compass é de 410 litros. Portanto, o Corolla Cross oferece mais espaço para bagagens.
Corolla Cross é mais barato que Compass
O Jeep Compass Sport parte de R$ 179.990, com opcionais como o pacote Pack High Tech (R$ 15.000), bancos de couro claro (R$ 3.500) e teto solar panorâmico (R$ 10.000), além de pintura metálica ou perolizada (R$ 2.200). O Toyota Corolla Cross XRE tem preço inicial de R$ 164.990, com custo extra apenas para pinturas metálica (R$ 2.020) ou perolizada (R$ 2.330). O Corolla Cross vence por custar menos.
Resultado Final: JEEP COMPASS X TOYOTA COROLLA CROSS
ITEM | Jeep Compass Sport | Toyota Corolla Cross XRE |
---|---|---|
Potência | 2 | 1 |
Desempenho | 2 | 1 |
Consumo | 1 | 2 |
Multimídia | 2 | 2 |
Segurança | 1 | 2 |
Porta-malas | 1 | 2 |
Preço | 1 | 2 |
Total de pontos | 9 | 12 |
ATENÇÃO! As notas, de 0 a 3, foram atribuídas de acordo com os critérios do Guia do Carro, e os dois veículos dividem esse valor. Assim, cada carro pode somar até 21 pontos no total dos 7 itens comparados. Este tira-teima visa oferecer uma comparação rápida nos 7 quesitos mais relevantes para a maioria dos consumidores. Em uma análise com outros itens, o resultado pode ser diferente – ou não.
Novo líder! Toyota Corolla Cross venceu o SUV mais vendido do Brasil, o rival Jeep Compass
O Toyota Corolla Cross venceu o comparativo com uma vantagem de 2 pontos, principalmente devido ao custo-benefício da versão XRE em comparação com o Compass Sport. As vitórias em segurança, multimídia e preço demonstram que o Corolla Cross oferece mais por menos, enquanto o Compass pode ficar mais caro com os opcionais.
Ambos são SUVs bem equilibrados e próximos em vários quesitos, e o resultado poderia mudar se outras versões fossem consideradas. Para quem busca mais desempenho e potência, o Jeep Compass Sport é mais vantajoso. Já para quem se preocupa mais com o custo, o Toyota Corolla Cross XRE é a melhor escolha.
Adoraria saber se você já teve um Toyota ou Jeep ou se pensa em adquirir um. Conte para nós na seção de comentários a sua experiência. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!
Tive 5 Toyotas, Corolla, Camry e 2 RAV4, hoje tenho um Prius, quesitos conforto e robustez nota 1000. Referência em automóveis.
Já vi possuiu um Jeep compass zero e devido a defeitos tais como , pane na instrumentação, falha na boia do tanque de combustível e falha grosseira na revisão instalando vedação errada no filtro de óleo lubrificante , depois disso vendi o compass e comprei um Corola Cross híbrido excelente
Tenho um compass diesel, e não troco nem por dois corolas.
Não troco um Corolla Híbrido por 8 Fiats… Talvez trocaria para vendê-los e comprar um Lexus.
Sim tenho intensão de comprar um Toyota, vou esperar se consolidar, ver o comportamento desde a montagem are a pós venda.
Reportagem comprada?
Até a soma na tabela tá errada.
Volume de porta malas é melhor do Compass, não pode usar parâmetro da montadora, mas sim de mercado e, nesse caso haverá empate, devido ao erro na soma da coluna da Jeep.
Apesar da tabela estar errada, a matéria está certa, já que fala de diferença de somente 2 pontos.
Concordo com você quanto ao padrão de medição a ser utilizado para avaliar, por isso acho injusto você defender o Compass, quando é a Jeep que usa um padrão diferente (volume líquido) e a maioria das outras usa o padrão VDA. Se usar volume líquido no Corolla (padrão Jeep) para medir o porta malas ele vai continuar a ser maior, ou seja, ponto para a Toyota.
Esqueceram de falar do acabamento e do silencioso do escapamento do Toyota Cross q são ridículos perante o compass