Iniciativa para a sustentabilidade: Thyssenkrupp se une a São Paulo em compromisso para conter gases de efeito estufa
A thyssenkrupp, com o objetivo de fomentar a transição ecológica no Brasil, celebrou na última terça-feira (6/6), no Palácio dos Bandeirantes, um pacto com o Governo de São Paulo: o Pacto Verde São Paulo. Este acordo busca a diminuição nas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A assinatura foi compartilhada com outras companhias alemãs, em uma cerimônia com a presença da Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e do governador paulista, Tarcísio de Freitas.
Condução de ações e implementação de tecnologia sustentável
O pacto, orientado pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais (SERI) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), tem como finalidade estimular companhias, administrações municipais e outras entidades paulistas a aderir voluntariamente a esta missão, através da implantação de soluções e tecnologias inovadoras. A adesão implica na redução dos gases de efeito estufa na próxima década, com previsão de renovação até 2030.
O compromisso global da thyssenkrupp é atingir a neutralidade de carbono até 2050. Com esse propósito, foram estabelecidos outros objetivos que incluem a diminuição de aproximadamente 30% nas emissões diretas de CO² provenientes dos processos de produção e da energia consumida, e também a redução de 16% nas emissões indiretas – na cadeia produtiva da empresa – até o ano de 2030. Essas metas foram avaliadas pela Science Based Targets (SBTi), que as categorizou como diretrizes em consonância com os objetivos do Acordo de Paris de 2015.
- BAMIN: Um dos Melhores Lugares para Trabalhar, Premiada pelo GPTW pela Quinta Vez!
- Mineração em Alta: Demanda por Liderança em Transformação Digital e ESG em 2025
- América Latina e Brasil na Vanguarda da Revolução da Energia Verde e Sustentável
- Repsol Sinopec e PUCRS Revelam Tecnologia Revolucionária para Captura de CO₂ na América Latina
Compromisso com a transformação verde e sustentabilidade
“Considerando o potencial do Brasil para se destacar na vanguarda das políticas ambientais, ações como o Pacto Verde São Paulo são imprescindíveis para unir esforços e acelerar o que já está em andamento em um estado com a relevância econômica de São Paulo”, declara Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul. “A thyssenkrupp continua a se engajar cada vez mais na transformação ecológica através do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e da implantação de medidas que minimizem o impacto ambiental de nossas operações.”
Em São Paulo, a corporação tem duas plantas automotivas que alcançaram o marco de Zero Aterro: a thyssenkrupp Springs & Stabilizers, localizada na capital, e a thyssenkrupp Metalúrgica Campo, em Campo Limpo Paulista. Isso indica que essas fábricas implementaram uma série de ações que permitem a reciclagem ou reaproveitamento de praticamente 100% dos resíduos gerados, impedindo que sejam destinados a aterros sanitários.
Estas unidades estão sempre aplicando novas medidas que visam minimizar o impacto ambiental de suas atividades. Especificamente, a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo conquistou o marco de Zero Aterro por meio do programa Rota Azul, que, além da gestão dos resíduos, objetiva reduzir o consumo de água, melhorar a eficiência energética e mitigar as emissões dos gases de efeito estufa gerados nas operações da fábrica.
Como consequência de toda a sua estratégia de sustentabilidade e esforços para redução das emissões, a thyssenkrupp tem sido reconhecida pela organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das líderes globais em proteção climática por sete anos consecutivos, estando entre as 330 empresas internacionais na “Lista A 2022” de proteção climática da entidade.