Tem vagas de emprego: Conheça os setores da economia que continuam contratando mesmo com a pandemia; construção civil é um dos exemplos

Fábio Lucas
por
-
05-06-2021 05:00:00
em Economia, Negócios e Política
vagas de empregos contratando economia saúde construção civil Foto: Agência Brasil

O Brasil tem alguns setores da economia que continuam gerando muitas vagas de emprego mesmo com a crise e a pandemia

A pandemia pegou o mundo de surpresa, fazendo com que o PIB global encolhesse 4,2% em 2020. O Brasil viu o seu PIB diminuir em 4,1% no ano passado. Tal situação fez com que vagas de emprego se tornassem extremamente raras, aumentando o desemprego em todo o território nacional. Porém, alguns setores da economia, como construção civil, e-commerce, TI e saúde hospitalar, continuaram contratando mesmo com a pandemia. 

Vagas de emprego em TI e E-commerce

O UOL fez um longo artigo mostrando alguns setores da economia. Um dos exemplos é o empresário Ricardo Zanlorenzi, que viu a sua empresa do ramo de TI terminar o ano de 2020 em alta e começar o ano de 2021 com 17 vagas de empregos preenchidas. A Nexcore, da área de tecnologia, tem previsão para crescer em 2021 cerca de 35%. 

vagas de empregos contratando economia saúde construção civil
Mulher trabalhando com notebook em Home Office. Foto: Agência Brasil

O setor de TI teve alta de contratações de 20% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior”, destacou José Tortato, gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos. Neste setor, as vagas de emprego mais ofertas foram para técnico de informática, analista de sistema e desenvolvedores.  

Com o aumento de 75% do comércio eletrônico em 2020, alguns outros setores também foram puxados. Um dos exemplos é o setor de logística, que viu aumentar as vagas de empregos para motorista, estoquista, entregadores, etc. 

Mais vagas de empregos na construção civil

Com mais pessoas trabalhando das suas casas, o setor de construção civil também foi afetado positivamente: “Muita gente descobriu que a casa não estava tão preparada assim para o home office, e buscou reformar os ambientes internos”, destacou Tortato. Dessa forma, as vagas de empregos para pedreiros, serventes, inspetores e técnicos de segurança também se mantiveram em alta. 

Vagas de emprego em saúde hospitalar

Outro setor que teve e ainda tem bastante vagas de empregos foi o da saúde hospitalar. Infelizmente, a pandemia obrigou que fossem construídos hospitais e a contratação de milhares de novos profissionais para trabalharem na linha de frente da pandemia. A prova disso é que houve um aumento de 17% nas contratações em 2021 se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.