Estados Unidos desenvolve tecnologia capaz de travar veículos de devedores. Este sistema para bloquear veículos já existe no Brasil, mas atua de outra forma.
Está sendo desenvolvida uma nova tecnologia que permite bloquear veículos em caso de atraso no pagamento do financiamento ou alguma outra dívida nos Estados Unidos. O dispositivo pode travar veículos de devedores mesmo em movimento e também possibilita a localização do automóvel para eventual busca e apreensão pela instituição financeira.
Nova tecnologia para bloquear veículos já existe no Brasil
O sistema que é utilizado para travar veículos de devedores já existe no Brasil, entretanto é usado de forma um pouco diferente. No país, a tecnologia é utilizada principalmente por locadoras e serviços de assinatura de carros.
As empresas liberam o uso do veículo durante o período contratado, impedindo o uso após esse prazo, caso o serviço não seja renovado. Segundo o CEO da Ituran Mob, Paulo Henrique Andrade, atualmente 1,6 mil carros já utilizam a trava no Brasil e a expectativa é de que este número chegue a pelo menos 3 mil unidades até o final deste ano.
- Novo SUV médio brasileiro, DACIA Bigster, promete ser fenômeno de vendas com potência de 170 cv, estilo e inovação, pronto para liderar o mercado automotivo!
- Audi A5, o sedã superluxuoso na faixa dos R$ 87 mil que desbanca Jetta e Corolla no preço, choca o mercado automotivo ao fazer 12,4 KM/l com autonomia de 670 km e vira sonho possível de entusiastas!
- BYD King deixa Toyota Corolla para trás e lidera vendas de híbridos no Brasil
- Apenas 12 carros 0 km custam menos que R$ 100 mil no Brasil; Fiat Mobi e Renault Kwid lideram lista rara e surpreendente
O sistema para bloquear veículos também funciona para a gestão de frotas, viabilizando, através de um aplicativo no celular, toda a experiência de assinar ou alugar a cessão de um veículo. Ele é conectado com a “caixa preta” via Bluetooth criptografado, que, por sua vez, é conectada ao automóvel através de indução eletromagnética.
Através da tela do smartphone, é possível reservar o carro, destravar suas portas, liberar a condução do veículo, travar as portas, encerrar a viagem e realizar o pagamento do aluguel ou da assinatura. A tecnologia também permite contratar o aluguel por mês, semana, dia e até mesmo por hora. O sistema é único para cada locadora ou a empresa de aluguel por assinatura.
Outros usos da tecnologia para travar veículo de devedores
Segundo explicações de Andrade, as possibilidades dessa tecnologia podem ir ainda mais longe. Segundo o executivo, é possível, por exemplo, gerar um relatório sobre como o motorista dirige, além de informar qual é a média de combustível consumido, com qual frequência o carro é abastecido e quando será a melhor hora de realizar a revisão do modelo.
Também é possível identificar se há algum tipo de pane. Outra possibilidade é tornar viável a locação ou, eventualmente, até mesmo o financiamento de alguém negativado, com dificuldade de acesso ao crédito.
Nos EUA, inclusive, o sistema para bloquear veículo é visto como uma forma de garantia para a recuperação do mesmo caso haja inadimplência.
Futuramente, montadoras de veículos como a Ford desenvolvem e pesquisam meios que possibilitam que o carro do devedor se locomova por conta própria a uma concessionária sem necessidade de busca e apreensão. Para isso, entretanto, é necessário desenvolver leis que regulamentem casos do tipo em cada país.
Saiba mais sobre a iniciativa da Ford
Em março deste ano a Ford entrou com um pedido de patente para um novo sistema que pode permitir que a companhia retome a posse de um carro conectado à internet em caso de calote de parcelas de financiamento por parte do dono do veículo. A Ford solicitou a patente de um sistema para controlar e retomar a posse de veículos de inadimplentes.
O pedido da patente foi solicitado em 2021, entretanto só veio a público agora. Este sistema tem como objetivo gerar desconforto nos proprietários que não pagam as parcelas do veículo em dia.
O sistema começa com a interrupção de uso de GPS, barulhos incômodos e ar-condicionado. Caso as contas não sejam pagas, medidas extremas da montadora incluem o veículo se dirigir sozinho para reboque.