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Tecnologia de vigilância: propulsora da eficiência aeroportuária

Escrito por Corporativo
Publicado em 07/07/2023 às 12:12

Videomonitoramento revoluciona a gestão e a eficiência de aeroportos

Os desafios do tráfego aeroportuário em alta capacidade demandam soluções inovadoras. Na era digital, a tecnologia de videomonitoramento emerge como uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência operacional e a lucratividade em aeroportos. Essas soluções se afastam da percepção tradicional de um sistema de câmeras como um simples centro de custo, tornando-se plataformas para crescimento e melhoria da experiência do cliente.

O videomonitoramento como aliado da segurança aeroportuária

O paradigma da vigilância por câmera está mudando. As câmeras, antes receptores passivos, agora, equipadas com algoritmos de Inteligência Artificial (IA), transformam-se em instrumentos ativos de coleta e análise de dados. Eles fornecem resultados tangíveis como alertas e integram-se a dispositivos mais amplos, como sistemas de mensagens visuais. Dessa forma, elas se tornam o sensor definitivo: se a câmera pode ver, a IA pode analisar.

Este cenário abre novas oportunidades para os departamentos de segurança, que se tornam protagonistas na agregação de valor aos aeroportos, ampliando a cobertura do videomonitoramento. Ao melhorar a eficiência operacional, a tecnologia de vigilância também tem potencial para otimizar o tempo de parada da aeronave, a eficácia da equipe e os sistemas operacionais existentes. Além disso, a redução do tempo de espera e o alívio dos gargalos aprimoram a experiência do cliente, impulsionando vendas e lucratividade.

A inovação no gerenciamento de entradas e saídas

O uso de análises de câmeras para monitorar o tráfego de veículos nos aeroportos – identificando períodos de maior movimento – diminui o congestionamento e melhora a experiência do cliente. A tecnologia de reconhecimento de placas de veículos, associada à vigilância, garante a segurança com tráfego livre, ao mesmo tempo que identifica rapidamente incidentes que possam comprometer a fluidez do movimento.

Em sintonia com a era digital, a tecnologia de contagem de pessoas fornece informações sobre o fluxo total de passageiros, otimizando o fluxo nos horários de pico. Além disso, essa tecnologia permite compreender melhor a jornada do passageiro, melhorando a experiência de viagem.

A integração de câmeras com mensagens de áudio e visuais auxilia os motoristas a localizarem vagas de estacionamento disponíveis e melhora o fluxo de tráfego. Além disso, mensagens pré-gravadas ou ao vivo aumentam a confiança do passageiro na segurança de seus veículos.

Elevando a experiência no terminal

A tecnologia de contagem de pessoas não é útil apenas para o controle do fluxo de entrada e saída de veículos. Nos edifícios do terminal, esta tecnologia aliada à de monitoramento de filas, pode reduzir os tempos de espera dos passageiros e otimizar o planejamento da equipe.

Ferramentas como o Queue Monitor integram-se a alertas para gerenciamento de operações, possibilitando uma resposta em tempo real, como a abertura de novos balcões de check-in ou portões de segurança. Os dados coletados servem também para planejar melhor os recursos da equipe.

Mesmo que o monitoramento ainda desempenhe um papel tradicional, como a segurança dos passageiros, ele também pode ser usado para manter as áreas de serviço e até mesmo nos portões de embarque, para analisar tendências como volume de passageiros com bagagem de mão ou assistência em cadeira de rodas, coletando dados que podem melhorar a eficácia operacional.

Enquanto os passageiros se concentram em suas viagens, a equipe do aeroporto opera como uma equipe de pit-stop de carro de corrida para garantir que as atividades de reabastecimento, manuseio de bagagem, limpeza e alimentação sejam concluídas a tempo. A análise da câmera pode monitorar qualquer atraso que possa ser respondido em tempo real, reduzindo o potencial de atrasos e o efeito dominó para voos futuros. Esses dados também podem ser usados para melhorar a aplicação do acordo de nível de serviço com os contratados.

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