A Suzano e a Adufértil vão construir uma nova fábrica de fertilizantes em Aracruz, com investimento de R$ 65 milhões. A unidade vai gerar diversas vagas de emprego, ampliar a logística e reduzir o raio de abastecimento de fertilizantes.
A Suzano anunciou um investimento de R$ 65 milhões em uma nova fábrica de fertilizantes em Aracruz, em parceria com a Adufértil. A unidade, com previsão de operação em 2026, ocupará 90 mil metros quadrados e promete gerar 90 vagas de emprego diretos e 300 indiretos no estado. Desse modo, a iniciativa visa fortalecer a produção local e ampliar a logística para atender demandas no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Além disso, o projeto visa reduzir o raio de abastecimento de fertilizantes e contribuir para a sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
Nova fábrica terá investimentos de R$ 65 milhões e será instalada em Aracruz
A Suzano está dando mais um passo para expandir sua presença no mercado nacional com um investimento de R$ 65 milhões em uma nova fábrica de fertilizantes em Aracruz, no Espírito Santo.
O empreendimento será construído em parceria com a Adufértil, empresa especializada no setor de fertilizantes com sede em Campinas (SP).
-
Cansadas de ganhar menos e serem tratadas como ajudantes nos canteiros, mulheres pedreiras da Bolívia criaram uma associação para enfrentar preconceito, assédio, falta de reconhecimento e diferença salarial de 38% na construção civil
-
Na Holanda, moradores compram terrenos em cidade perto de Amsterdã, descobrem que além de planejar suas casas, precisam também construir ruas, drenagem, cuidar dos resíduos e ainda plantar comida em metade do próprio lote
-
Sem mansão, sem alto investimento e sem sala de aula tradicional, professora que vive em casa de 22 m² ensinou alunos a construir uma quitinete de 9 m² com o equivalente a R$10 mil
-
Sem casa própria e pressionada pelo aluguel, jovem de 25 anos comprou um barco pequeno de 15 metros, reformou o interior sozinha aos poucos, transformou o interior com pintura, piso novo, banheiro maior e passou a viver nos canais pagando muito menos por mês
A futura unidade está programada para iniciar operações em 2026. Conforme anunciado pela companhia, além de impulsionar a produção de fertilizantes na região, a parceria visa abrir novas oportunidades logísticas para atender as demandas no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Além disso, as companhias esperam que a nova fábrica gerará 90 vagas de emprego diretos e mais 300 indiretos, fortalecendo o mercado de trabalho local.
Suzano aposta no crescimento sustentável com nova fábrica de fertilizantes
Após a instalação da nova planta, a Adufértil passará a utilizar o terminal Portocel, compartilhado pela Suzano e Cenibra, para importação e manuseio de fertilizantes no Brasil.
O Portocel será o ponto central da movimentação de 120 mil a 180 mil toneladas/ano de fertilizantes, com potencial para expansão nos próximos anos.
Essa operação ampliará a área do porto, expandindo a armazenagem e movimentação de cargas. Dessa forma, a companhia conseguirá garantir ainda mais vagas de emprego na região.
Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações do Portocel, destaca que a iniciativa reforça a posição do terminal como um ponto central no cenário logístico do Espírito Santo, contribuindo para o desenvolvimento local.
A expectativa é que a região de Aracruz se torne um hub logístico relevante no Brasil nos próximos anos.
Além disso, a Suzano enxerga a nova fábrica como uma operação importante rumo ao crescimento sustentável.
A empresa, que planta 1,2 milhão de árvores diariamente em diversas operações no Brasil, quer reduzir o raio de abastecimento de fertilizantes por meio desse projeto.
Viviane Danemberg Gomes Lichtenstein, gerente executiva de Suprimentos da Suzano, finalizou afirmando que além de fortalecer a economia local, o projeto contribuirá para práticas ambientais mais limpas, reduzindo as emissões.


Seja o primeiro a reagir!