1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Subsea7 se une à Siemens Energy em projeto revolucionário de um novo hub submarino para a produção de energia eólica offshore flutuante
Tempo de leitura 3 min de leitura

Subsea7 se une à Siemens Energy em projeto revolucionário de um novo hub submarino para a produção de energia eólica offshore flutuante

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/01/2023 às 15:53
Atualizado em 02/02/2023 às 19:13
O objetivo da parceria entre a Subsea7 e Siemens Energy é contribuir para mitigar os principais desafios da transição energética global. As empresas desenvolverão um hub submarino que otimizará a produção de energia eólica offshore flutuante.
Foto: Subsea7

O objetivo da parceria entre a Subsea7 e Siemens Energy é contribuir para mitigar os principais desafios da transição energética global. As empresas desenvolverão um hub submarino que otimizará a produção de energia eólica offshore flutuante.

Mirando no futuro da transição energética mundial, a Subsea7 está com um projeto revolucionário em desenvolvimento junto à Siemens Energy. As empresas se uniram para desenvolver um hub submarino que tornará ainda mais potente a produção de energia eólica offshore em todo o mundo. Garantir um alto potencial de geração flutuante desse recurso ainda é um dos principais desafios do segmento energético em diversos países.

Veja como são instaladas a torres para geração de energia eólica offshore

Fonte: Elétrica Easy

Projeto da Subsea7 com parceria da Siemens Energy trará novo hub submarino para revolucionar a produção de energia eólica offshore no mercado global

Os avanços tecnológicos vêm sendo cada vez mais incorporados na produção energética em todo o mundo. A transição energética para as renováveis é um debate bastante presente no cenário global.

Dessa forma, diversas empresas têm aplicado fortes investimentos em projetos de pesquisa e inovação tecnológica no ramo, como a Subsea7.

A companhia de construção offshore está com um projeto em andamento com a Siemens Energy para revolucionar o segmento de energia eólica flutuante.

As duas empresas firmaram um acordo de desenvolvimento conjunto para um hub submarino Plug and Power de alta tensão dedicado à energia eólica offshore flutuante.

O objetivo do acordo de cooperação é unir a expertise da Subsea7 na construção de sistemas offshore com o alto desempenho da Siemens Energy no mercado internacional de energia.

A tecnologia inovadora permitirá a conexão de várias turbinas eólicas em um hub submarino, permitindo mais flexibilidade na arquitetura e construção de parques eólicos offshore flutuantes, disseram os parceiros.

Com essa maior flexibilidade, a manutenção dos sistemas e até mesmo a produção da energia eólica offshore flutuante poderão ser otimizados em grande escala.

Além disso, ela pode contribuir para reduzir o CAPEX e aumentar a disponibilidade de energia, garantindo ainda mais benefícios para o mercado energético.

Colaboração entre as companhias para a construção do novo hub submarino poderá enfrentar desafios da geração de energia eólica offshore flutuante

Embora seja uma das grandes apostas para o mercado energético nos próximos anos, a energia eólica offshore flutuante ainda conta com diversos impasses tecnológicos a serem solucionados.

Por isso, a parceria entre a Subsea7 e a Siemens Energy poderá contribuir fortemente para a superação da barreira da manutenção e disponibilidade de energia na produção.

As empresas disseram acreditar que a colaboração é essencial para enfrentar os desafios da transição energética. Assim, elas trabalharão juntas para fornecer à indústria a próxima geração de produtos que permitam explorar o potencial do segmento.

Até o ano de 2030, cerca de 14 GW de energia eólica offshore flutuante serão instalados no mercado global, como apontam as projeções da TGS.

O diretor comercial do vento flutuante da GustoMSC, Barend Jenje, comentou que esse segmento é o futuro do mercado energético, “mas temos que recuperar o atraso, e recuperar o atraso a ser feito é realmente na cadeia de suprimentos”.

O projeto do novo hub submarino da Subsea7 e da Siemens Energy pode então marcar uma nova revolução na produção de energia eólica offshore flutuante.

Conheça a Subsea7

“As operações offshore da Subsea7 abrangem cinco décadas, concluindo com sucesso mais de 1.000 projetos. Trabalhando em todas as profundidades de água em todos os centros de energia, nossa experiência em engenharia, alianças e tecnologias especializadas nos permitem nos envolver desde o início para que nossas equipes multidisciplinares possam projetar e fornecer as soluções que nossos clientes desejam”.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos