Briga de gigantes: General Electric é desbancada por Siemens Gamesa, que comemora a primeira energia da sua turbina eólica, considerada a maior e mais poderosa do planeta!
A Siemens Gamesa desbanca a sua rival General Electric e atinge um novo marco para a energia eólica esta semana. Seu protótipo de turbina eólica offshore, a Siemens SG 14-222 DD, bateu recorde de produção e produziu 359 megawatt-horas dentro de um período de tempo de 24 horas — “a maior potência que uma turbina já produziu durante esse período e energia suficiente para dirigir 1,8 milhão de km em um carro elétrico de médio porte!”
Esta é a conexão com a rede da maior turbina eólica existente no planeta. O SG 14-222 DDD, põe “no chinelo” a turbina Haliade-X da GE, instalada no Porto de Roterdã, que gerou 312 MWh de eletricidade em 24 horas em novembro de 2020.
Assista o vídeo abaixo e confira a instalação desse gigante!
A maior e mais poderosa turbina eólica do planeta tem capacidade de 14 MW de energia, rotor de 222 metros e pás de 108 metros de comprimento
Este novo recorde mundial vem menos de um ano depois que a Siemens Gamesa instalou o protótipo de turbina eólica offshore SG 14-222 DD em seu centro de testes em Østerild, Dinamarca — em novembro de 2023. O SG 14-222 DD pode fornecer energia suficiente para alimentar cerca de 18.000 famílias anualmente.
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Mega investimento dos EUA de R$ 96 bilhões pode gerar 950 MIL empregos e tornar o Brasil líder global de um dos setores mais rentáveis do mundo!
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
E como a Siemens Gamesa conseguiu isso? “Nós fomos maiores — para melhor. Aprimoramos e atualizamos nossa comprovada tecnologia Direct Drive. Aumentar a classificação da nossa mais nova turbina para 14 megawatts foi possível aumentando o diâmetro do rotor para 222 metros — usando as pás B108 de 108 metros de comprimento. Isso permite que o SG 14-222 DD ofereça um aumento na Produção Anual de Energia (AEP) de mais de 25% em comparação com seu antecessor em condições semelhantes”, disse Andre Dalby, Gerente de Projetos de Módulos.
Apenas 90 dessas turbinas eólicas offshore SG 14-236 DD, seriam suficientes para cobrir o consumo anual de energia de uma cidade do tamanho de Amsterdã, na Holanda!
Dalby continua com algumas palavras sobre o futuro: “Esta turbina para mim representa a essência do que fazemos: um mundo mais limpo para as gerações futuras. A SG 14-236 DD é a maior turbina que já fizemos. Será fundamental para o nosso futuro e será um enorme contribuinte para a transição energética do mundo. Com apenas 90 dessas turbinas eólicas offshore SG 14-236 DD, poderíamos cobrir o consumo anual de eletricidade de uma cidade do tamanho de Amsterdã, na Holanda!”
Juntamente com o trabalho diligente de todos os envolvidos, esta semana, Jochen Eickholt, CEO da Siemens Gamesa Renewable Energy, enfatizou: “É agora ou nunca, a Europa precisa ver a indústria eólica como estrategicamente importante para garantir a independência energética”. Há um impulso para tornar esta uma indústria maior de compromisso na Europa e globalmente. Siemens Gamesa tweets.
O momento de apoiar a energia renovável amplamente, e a energia eólica offshore mais especificamente, é agora. O aquecimento global e a crise climática não vão esperar. As pessoas e a economia estão prontas para isso agora.
Adoraria saber o que você achou dessa incrível turbina da Siemens Gamesa. Conte para nós na seção de comentários se você é profissional da área. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo da energia. Até a próxima!