Setenta mil empregos em Pernambuco: cana-de-açúcar — a grande aliada para a economia do estado enfrentar a crise causada pelo coronavírus

Flavia Marinho
por
-
06-11-2020 14:32:42
em Usina e Agronegócio
Pernambuco - empregos - usina - usina - cana-de-açúcar Setenta mil empregos em Pernambuco: cana-de-açúcar — a grande aliada para a economia do estado enfrentar a crise causada pelo coronavírus

Nova safra de cana-de-açúcar em Pernambuco pode ser a melhor em quatro anos, chegando a quase 13 milhões de toneladas e gerar setenta mil empregos no estado

Historicamente o plantio da cana-de-açúcar é o grande aliado na economia pernambucana. Com a retomada das atividades financeiras, o Sindaçúcar Pernambuco estima que sejam colhidas 12,8 milhões toneladas de cana na safra atual, gerando 70 mil empregos no Estado. Preso “Barão do petróleo”, o ex-vereador do RJ, que deu um prejuízo de 33 milhões de reais à Petrobras, por roubar 14 milhões de litros de combustível

Leia também

A boa notícia se deve a entressafra marcada pela estabilidade climática, que influenciou positivamente o novo período de colheita – que teve início em setembro e deve continuar até março.

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar Pernambuco, anseia que esta colheita seja a maior em quatro anos. “O clima da entressafra foi positivo, fazendo com que as projeções tenham sido de crescimento para a safra atual. Porém, as projeções podem ser diminuídas em função de um verão mais forte”, explicou.

Apesar do setor não está em seu melhor momento, a expectativa é que sejam colhidas cerca de 13 milhões de toneladas de cana . “O setor ainda não está nos melhores momentos, mas está tentando consolidar uma recuperação, procurando os mecanismos de mercado interno e exportação”, analisou Renato Cunha.

O Brasil pode se beneficiar e tornar a exportação ainda mais atrativa devido a países exportadores de açúcar, como Índia e Tailândia, enfrentarem dificuldades para exportação do produto decorrente da alta do dólar e também pela formação atual de estoques pelos asiáticos.

Cana-de-açúcar e o mercado sucroalcooleiro do Brasil

O presidente do Sindaçúcar, descarta a possibilidade de desabastecimento e consequente alta nos preços do açúcar no país, segundo ele, o Brasil produz cerca de 42 milhões de toneladas e só consome 10 milhões.

A indústria do açúcar também foi afetada pela crise causada pelo coronavírus. Um dos principais motivos foi a diminuição brusca do consumo de etanol e as disputas no mercado de petróleo

As usinas de açúcar e etanol vem se recuperando rapidamente. No acumulado de janeiro a setembro de 2020, o setor gerou 21.801 novos empregos em Pernambuco, sendo o maior empregador entre as usinas nacionais.

A indústria sucroalcooleira gerou mais de 10 mil empregos em setembro deste ano, o que representa 47% do total de empregos gerados em todo o Estado de Pernambuco.

“Os ativos da cana geram valor em mercadoria no setor de commodities, mas além disso, gera milhares de empregos distribuídos na indústria, logística e outros setores”, destacou Renato Cunha.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.