Além de gratuitas, as vagas oferecidas pelo Senai ES também são EaD, facilitando o processo de qualificação do público interessado.
O Senai ES, com o objetivo de ajudar na profissionalização da população, lançou o Programa Acelera Senai, oferecendo 4 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site oficial da instituição.
Detalhes das vagas e cursos disponíveis
Os cursos oferecidos no Programa Acelera Senai contemplam diversas áreas de atuação, oferecendo mais de 20 opções para os candidatos escolherem. Algumas das áreas incluem:
- Assistente de Logística;
- Classificação de Rochas Ornamentais;
- Controlador e Programador de Produção;
- Eletricista Veicular;
- Instalação de Sistemas Fotovoltaicos;
- Instalador Hidráulico.
Os alunos terão a oportunidade de estudar em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, tornando-se profissionais qualificados e prontos para enfrentar os desafios da indústria.
- Que tal fazer um curso de Filosofia EAD no MEC sem pagar nada? Ministério da Educação libera inscrições em 2 cursos de Filosofia 100% EAD com direito a certificado gratuito
- Cursos gratuitos na Prática: Aprenda técnicas de Harvard para criar discursos impactantes e mobilizar pessoas
- Quer fazer um curso gratuito e EAD? Universidade Estadual convoca pessoas interessadas em Graduação Gestão Pública EAD
- Corre, inscrições até hoje! UFPR oferece cursos gratuitos de idiomas 100% gratuitos e online!
O início das aulas varia de acordo com a unidade e o curso selecionado, por isso é importante verificar as datas no momento da inscrição.
Cidades contempladas pelo programa
O Programa Acelera Senai é voltado, especificamente, para pessoas de baixa renda e está disponível em diversas cidades do estado.
As oportunidades de cursos são oferecidas nas seguintes localidades: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Com isso, a iniciativa busca atender um número expressivo de moradores de diferentes regiões, levando qualificação profissional e aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho.
As aulas serão ministradas na modalidade Ensino à Distância (EaD), com encontros presenciais semanais, proporcionando maior flexibilidade para os alunos.
Como se inscrever no Programa Acelera Senai?
Os interessados devem acessar o site oficial do Senai ES, na página específica para os cursos de qualificação, disponível em: https://conteudo.senaies.com.br/cursos-qualificacao. Através dela, o candidato pode visualizar todas as opções de cursos disponíveis e realizar a matrícula.
Após acessar a plataforma, basta escolher o curso desejado e clicar em “Matricule-se”. Vale destacar que as inscrições ficam abertas até quatro dias antes do início das aulas, com o prazo limite sendo às 23h59. Após esse horário, não será mais possível se inscrever.
O Senai ES e sua tradição em qualificação profissional
O Senai ES tem uma história sólida de excelência na qualificação de profissionais para o mercado industrial. Criado em 1952, o Senai surgiu para atender às necessidades de formação da indústria capixaba.
Desde sua primeira unidade, na cidade de Cariacica, o Senai expandiu suas operações e se consolidou como referência em educação profissional, com unidades espalhadas por várias cidades do estado.
Além de oferecer cursos técnicos, o Senai ES também se destaca por firmar parcerias estratégicas com grandes empresas, o que garante aos seus alunos uma formação de alta qualidade e acesso a boas oportunidades de emprego.
A instituição também oferece serviços de consultoria, além de programas de inovação, como o Findeslab, hub de inovação do Sistema Findes, e o Instituto Senai de Tecnologia, focado em novas tecnologias e tendências.
Em pesquisa realizada com egressos, o Senai ES mostrou que 83% dos alunos que concluíram os cursos estavam empregados, um índice superior à média nacional, que é de 71,7%.
Esse resultado é um reflexo da qualidade dos cursos e da metodologia de ensino adotada pela instituição.
Além disso, o Senai ES não parou no tempo. Nos últimos anos, a instituição investiu em cursos híbridos, que combinam 80% de conteúdo online com 20% de aulas presenciais, oferecendo mais flexibilidade para os alunos.
Esse modelo se adapta às novas necessidades do mercado de trabalho, proporcionando uma formação de qualidade com menos restrições geográficas.