Rover Curiosity ficou com a rocha Atacama presa ao braço robótico durante uma coleta em Marte, em um problema inédito para a NASA que exigiu vibrações, giros e manobras até o desprendimento em 1º de maio.
O rover Curiosity enfrentou um problema inédito em Marte ao ficar com uma rocha presa em seu braço robótico durante uma coleta de amostras no Planeta Vermelho. A NASA divulgou uma sequência de imagens mostrando as tentativas do robô para se livrar da rocha, que só se desprendeu após manobras realizadas em 1º de maio.
Rover Curiosity ficou preso a uma rocha em Marte
O episódio ocorreu durante a perfuração de uma rocha apelidada de Atacama. Em 25 de agosto, o rover Curiosity usava sua broca para retirar uma amostra quando, ao retrair o braço robótico, toda a rocha se soltou do solo e ficou suspensa na manga fixa que envolve a broca rotativa.
A rocha Atacama mede cerca de 0,4 metro de largura na base, tem 15 centímetros de espessura e pesa aproximadamente 13 kg. O braço robótico do Curiosity conta com uma broca de 2,7 kg, projetada para sondar rochas marcianas, coletar material e armazenar amostras.
-
China não encontrou caminhão elétrico adequado para mineração, encomendou um do zero, lançou veículo de 140 toneladas com bateria de 770 kWh trocável em 4 minutos e já opera 290 unidades na maior mina de zinco de Xinjiang
-
Meta prepara o Arena, novo aplicativo de previsões que pode usar pontos, aproveitar 3,56 bilhões de usuários e entrar na disputa direta com Polymarket e Kalshi
-
Cientista desafia uma das teorias mais famosas sobre a evolução humana e afirma que o Homo sapiens não passou por uma revolução repentina, mas por milhares de anos de mudanças graduais
-
Aos 15 anos, uma americana construiu um gerador oceânico com cano de PVC e hélice de impressora 3D por R$ 61, ganhou um prêmio nacional, apresentou o projeto na Casa Branca e entrou na lista Forbes 30 Under 30
Imagens mostraram tentativa de se soltar
A série divulgada pela NASA foi registrada por câmeras de detecção de perigo em preto e branco, posicionadas na parte frontal do chassi do Curiosity, além das câmeras de navegação localizadas no mastro e na cabeça do rover. As imagens mostram a rocha presa ao braço do robô e as tentativas para resolver o problema.
A NASA nunca havia enfrentado uma situação desse tipo. Perfurações anteriores já haviam provocado fraturas ou separação das camadas superiores de rochas marcianas, mas uma rocha inteira presa ao braço de um rover não tinha ocorrido antes.
Equipe conseguiu liberar o rover Curiosity
A equipe da missão tentou inicialmente vibrar a broca para soltar a rocha, mas Atacama permaneceu presa. Em 29 de abril, os técnicos reorientaram o braço robótico do Curiosity e vibraram a broca novamente, sem sucesso.
Em 1º de maio, a equipe inclinou ainda mais a broca, girou, vibrou e acionou novas manobras. A expectativa era repetir o processo várias vezes, mas a rocha se desprendeu logo na primeira rodada e se fraturou ao atingir o solo.
O rover Curiosity pousou em Marte em 5 de agosto de 2012 e, ao longo de 13 anos, vem explorando o Planeta Vermelho em busca de pistas sobre seu passado potencialmente habitável.
