A Rodovia dos Imigrantes completa cinco décadas com uma nova fase de modernização no Sistema Anchieta-Imigrantes. Além dos pórticos eletrônicos do Siga Fácil, o Governo de São Paulo estuda uma terceira pista de 21,6 km, com grande parte do traçado em túneis e foco em segurança, capacidade e fluxo de veículos pesados
A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos como uma das grandes obras de engenharia rodoviária do Brasil. Inaugurada em junho de 1976, mudou a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista ao vencer a Serra do Mar com túneis, viadutos e estruturas especiais.
Construída pela Dersa, a estrada complementou a Via Anchieta, inaugurada a partir da década de 1940. Virou corredor para turismo, mobilidade regional e cargas até o Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina.
Rodovia dos Imigrantes entra em nova fase
Cinco décadas após a inauguração, a Rodovia dos Imigrantes se prepara para uma etapa tecnológica. O Sistema Siga Fácil terá pórticos eletrônicos no km 29 da Imigrantes e no km 33 da Via Anchieta.
-
Famílias com renda de até três salários mínimos podem conseguir subsídio de até R$ 16 mil no Feirão Casa Paulista, que reúne construtoras em dez regiões e oferece 1.450 cartas para compra da casa própria
-
Mercado de trabalho surpreende: desemprego cai a 5,6%, bate mínima histórica para maio, renda dos brasileiros cresce e número de trabalhadores subutilizados atinge o menor patamar já registrado pelo IBGE
-
Gigante chinesa do e-commerce avisa que robôs vão substituir 700 mil entregadores “mais cedo ou mais tarde”, enquanto veículos autônomos de delivery avançam por 200 cidades e trabalhadores podem ser treinados para consertar as próprias máquinas que ocuparão suas rotas
-
Trump manda recado direto à Europa e promete tarifa de 100% para quem cobrar imposto digital de empresas americanas, em ameaça que pode atingir vinhos, acordos comerciais e muitos outros produtos
A tecnologia elimina a parada obrigatória. Os equipamentos estão em fase de teste e validação tecnológica.
O Siga Fácil substitui praças de pedágio por pórticos inteligentes, capazes de identificar veículos por placas ou tags. O modelo permite pagar apenas pelo trecho percorrido, com rapidez, eficiência e justiça tarifária.
Supervisionado pela Artesp, o sistema busca reduzir filas e acidentes. A implantação será gradual em concessões como Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana.
Terceira pista pode ampliar capacidade
O Governo de São Paulo analisa nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista. A terceira pista da Imigrantes está em estudo e prevê 21,6 quilômetros.
Cerca de 80% do traçado seria formado por túneis. O projeto inclui um túnel com mais de seis quilômetros, previsto para ser o maior túnel rodoviário do Brasil.
A proposta busca ampliar a capacidade operacional, melhorar a segurança viária e favorecer veículos pesados. Com a terceira pista, a capacidade do trecho de serra deve crescer 25%.
A capacidade de descida de caminhões e ônibus pode avançar até 145%, ponto relevante para passageiros e cargas ao litoral paulista.

Investimentos e entregas no sistema
Desde a concessão, mais de R$ 11 bilhões foram aplicados no Sistema Anchieta-Imigrantes em infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária.
A Ecovias Imigrantes assumiu a administração em 1998. O principal marco foi a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 2002, que ampliou a capacidade operacional e incorporou soluções ambientais.
Entre as entregas recentes estão a nova Base de Serviço de Atendimento ao Usuário, no km 46 da Via Anchieta, em Cubatão, e a modernização da iluminação dos túneis.
A concessionária prevê concluir até 2027 a recuperação de 100% do pavimento do Sistema Anchieta-Imigrantes. Também estão previstas melhorias em curvas da Anchieta, nova rampa de escape no km 46 e estudos para novos acessos ao Porto de Santos.
Desde o início da concessão, mais de 3,4 milhões de atendimentos operacionais foram realizados, incluindo socorros mecânicos, atendimentos médicos, inspeções de tráfego e remoções.
Você costuma usar a Rodovia dos Imigrantes, a Via Anchieta ou outro caminho para descer ao litoral paulista? Conte nos comentários como avalia as mudanças, o pedágio eletrônico, a segurança na serra e quais melhorias ainda fazem falta para motoristas, caminhoneiros e passageiros.
Com informações de agenciasp.
