1. Início
  2. Economia
  3. Rodovia dos Imigrantes faz 50 anos e pode ganhar obra gigante na Serra do Mar, com terceira pista, túnel de mais de 6 km e promessa de aliviar a descida para o litoral paulista
SP
Faça um comentário 3 min de leitura

Rodovia dos Imigrantes faz 50 anos e pode ganhar obra gigante na Serra do Mar, com terceira pista, túnel de mais de 6 km e promessa de aliviar a descida para o litoral paulista

Imagem de perfil do autor Fabio Lucas Carvalho
Escrito por Fabio Lucas Carvalho Publicado em 27/06/2026 às 09:48 Atualizado em 27/06/2026 às 11:20
A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos conectando São Paulo à Baixada Santista com engenharia inovadora e tecnologia.
A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos conectando São Paulo à Baixada Santista com engenharia inovadora e tecnologia.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

A Rodovia dos Imigrantes completa cinco décadas com uma nova fase de modernização no Sistema Anchieta-Imigrantes. Além dos pórticos eletrônicos do Siga Fácil, o Governo de São Paulo estuda uma terceira pista de 21,6 km, com grande parte do traçado em túneis e foco em segurança, capacidade e fluxo de veículos pesados

A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos como uma das grandes obras de engenharia rodoviária do Brasil. Inaugurada em junho de 1976, mudou a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista ao vencer a Serra do Mar com túneis, viadutos e estruturas especiais.

Construída pela Dersa, a estrada complementou a Via Anchieta, inaugurada a partir da década de 1940. Virou corredor para turismo, mobilidade regional e cargas até o Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina.

Rodovia dos Imigrantes entra em nova fase

Cinco décadas após a inauguração, a Rodovia dos Imigrantes se prepara para uma etapa tecnológica. O Sistema Siga Fácil terá pórticos eletrônicos no km 29 da Imigrantes e no km 33 da Via Anchieta.

A tecnologia elimina a parada obrigatória. Os equipamentos estão em fase de teste e validação tecnológica.

O Siga Fácil substitui praças de pedágio por pórticos inteligentes, capazes de identificar veículos por placas ou tags. O modelo permite pagar apenas pelo trecho percorrido, com rapidez, eficiência e justiça tarifária.

Supervisionado pela Artesp, o sistema busca reduzir filas e acidentes. A implantação será gradual em concessões como Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana.

Terceira pista pode ampliar capacidade

O Governo de São Paulo analisa nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista. A terceira pista da Imigrantes está em estudo e prevê 21,6 quilômetros.

Cerca de 80% do traçado seria formado por túneis. O projeto inclui um túnel com mais de seis quilômetros, previsto para ser o maior túnel rodoviário do Brasil.

A proposta busca ampliar a capacidade operacional, melhorar a segurança viária e favorecer veículos pesados. Com a terceira pista, a capacidade do trecho de serra deve crescer 25%.

A capacidade de descida de caminhões e ônibus pode avançar até 145%, ponto relevante para passageiros e cargas ao litoral paulista.

rodovia
Cinco décadas depois, a Rodovia dos Imigrantes prepara uma nova fase de modernização com a implantação dos pórticos eletrônicos do Sistema Siga Fácil. Foto: Divulgação/Governo de SP


Investimentos e entregas no sistema

Desde a concessão, mais de R$ 11 bilhões foram aplicados no Sistema Anchieta-Imigrantes em infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária.

A Ecovias Imigrantes assumiu a administração em 1998. O principal marco foi a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 2002, que ampliou a capacidade operacional e incorporou soluções ambientais.

Entre as entregas recentes estão a nova Base de Serviço de Atendimento ao Usuário, no km 46 da Via Anchieta, em Cubatão, e a modernização da iluminação dos túneis.

A concessionária prevê concluir até 2027 a recuperação de 100% do pavimento do Sistema Anchieta-Imigrantes. Também estão previstas melhorias em curvas da Anchieta, nova rampa de escape no km 46 e estudos para novos acessos ao Porto de Santos.

Desde o início da concessão, mais de 3,4 milhões de atendimentos operacionais foram realizados, incluindo socorros mecânicos, atendimentos médicos, inspeções de tráfego e remoções.

Você costuma usar a Rodovia dos Imigrantes, a Via Anchieta ou outro caminho para descer ao litoral paulista? Conte nos comentários como avalia as mudanças, o pedágio eletrônico, a segurança na serra e quais melhorias ainda fazem falta para motoristas, caminhoneiros e passageiros.

Com informações de agenciasp.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x