Novo investimento em Minas Gerais: Obras do Rodoanel Belo Horizonte ganham previsão para 2025. Saiba tudo sobre a construção do Rodoanel BH, que promete ligar 11 cidades e resolver os principais gargalos.
Construção do Rodoanel 2025: A Rodoanel, subsidiária brasileira da renomada empresa italiana INC SPA, está prestes a iniciar as obras do aguardado Rodoanel Belo Horizonte, um projeto estratégico que promete transformar a infraestrutura da região metropolitana. Com um investimento robusto, a construção dessa nova via trará melhorias significativas, como a redução do tráfego urbano, maior conectividade entre cidades e estímulo ao desenvolvimento econômico local. A empresa responsável já definiu estimativas para o início das obras e os trechos que integrarão esse importante projeto, que deve impactar positivamente a mobilidade e a qualidade de vida na Grande BH.
O que será o Rodoanel de Belo Horizonte?
O Rodoanel de Belo Horizonte, com seus 100 quilômetros de malha rodoviária, ligando 11 cidades da RMBH, é um investimento de grande envergadura que alavancará a mobilidade e a economia na região.
A primeira etapa da construção do Rodoanel BH será de um trecho de 70 km, interligando 8 municípios da Grande BH. O investimento nesse trecho será de R$ 3,07 bilhões do Estado, e a concessionária, por sua vez, aportará cerca de R$ 2 bilhões para as obras do Rodoanel Belo Horizonte.
- Akaer fecha contrato milionário para produzir componentes do C-390 e do Praetor 600: participação em aviões que já conquistaram mais de 10 países!
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
- Depois do urânio brasileiro: China investe US$ 1 bilhão no LÍTIO da Bolívia e avança sobre 24,6% das reservas mundiais
- Argentina negocia projeto de 2,3 bilhões de dólares para três submarinos Classe Riachuelo baseados em modelo do Brasil
A primeira etapa das obras do Rodoanel Belo Horizonte começa em Sabará, passando por Santa Luzia, Vespasiano e terminando na MG 424.
O segundo trecho começa em Vespasiano passa por São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e termina em Contagem, na altura da BR 040. Por fim, o terceiro trecho engloba contagem e Betim, terminando no contorno da BR 262.
Segundo Celso Paes, diretor presidente do Rodoanel BH S.A, os projetos de licenciamentos ambientais das obras do Rodoanel Belo Horizonte estão em fase avançada junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e os primeiros projetos executivos devem ficar prontos no começo de 2025.
Principais benefícios da construção do Rodoanel BH
O investimento será uma rodovia de classe 0, a primeira do estado de Minas Gerais, que terá um traçado moderno, seguro e contará com uma tecnologia de ponta, garantindo uma viagem tranquila para todos os usuários.
Redução de tempo de viagem entre 30 e 50 minutos, tanto para mobilidade urbana, quanto para transporte de cargas, e redução do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital.
As obras do Rodoanel Belo Horizonte permitirá que o estado de Minas Gerais entre em uma nova fase de logística de cargas, criando oportunidades de desenvolvimento e implantação de novas empresas e negócios em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Para a economia da RMBH, o Rodoanel de Belo Horizonte proporcionará um aumento de 7% a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos, crescimento da produção entre 0,8% e 1,3% no mesmo período. Geração de até 15 mil empregos diretos e indiretos, expansão e desenvolvimento das cidades próximas à construção do Rodoanel BH.
Críticas e prazos do novo investimento em Minas Gerais
Apesar de trazer diversos benefícios, as obras do Rodoanel Belo Horizonte é alvo de críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais.
O presidente da concessionária responsável pela obra avalia que todas as questões estão sendo avaliadas na elaboração do projeto executivo e que podem surgir correções ou mudanças determinadas pela Fundação do Meio Ambiente, o que serão discutidas ao longo dos próximos meses.
Segundo Paes, a empresa está com uma consultoria especializada, o material foi protocolado no dia 28 de fevereiro e a Feam tem um prazo de um ano para analisar e fazer seus questionamentos. O prazo está correndo.
Pelo título **** da matéria achei que já ia começa a ser feito.
Pelo título ssensacionalistaa da matéria achei que já ia começar a ser construído
Só de ver este projeto já vejo q tá super faturado, de cara ver isso
A 381 até hj não foi duplicada imagina o tempo q será o Rodoanel…. Morri kkkk
Ridiculo o título e a matéria **** de uma obra que ainda está em planejamento e não execução…