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Rodoanel de Belo Horizonte inicia construção: Com 100 km e conexão de 11 cidades, obra de R$ 5 BILHÕES revolucionará transporte na região com redução de até 50 minutos no tempo de viagem!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/11/2024 às 09:05
Rodoanel de Belo Horizonte inicia construção: Com 100 km e conexão de 11 cidades, obra de R$ 5 BILHÕES revolucionará transporte na região com redução de até 50 minutos no tempo de viagem!
Foto: Reprodução/Youtube

Novo investimento em Minas Gerais: Obras do Rodoanel Belo Horizonte ganham previsão para 2025. Saiba tudo sobre a construção do Rodoanel BH, que promete ligar 11 cidades e resolver os principais gargalos.

Construção do Rodoanel 2025: A Rodoanel, subsidiária brasileira da renomada empresa italiana INC SPA, está prestes a iniciar as obras do aguardado Rodoanel Belo Horizonte, um projeto estratégico que promete transformar a infraestrutura da região metropolitana. Com um investimento robusto, a construção dessa nova via trará melhorias significativas, como a redução do tráfego urbano, maior conectividade entre cidades e estímulo ao desenvolvimento econômico local. A empresa responsável já definiu estimativas para o início das obras e os trechos que integrarão esse importante projeto, que deve impactar positivamente a mobilidade e a qualidade de vida na Grande BH.

O que será o Rodoanel de Belo Horizonte?

O Rodoanel de Belo Horizonte, com seus 100 quilômetros de malha rodoviária, ligando 11 cidades da RMBH, é um investimento de grande envergadura que alavancará a mobilidade e a economia na região.

A primeira etapa da construção do Rodoanel BH será de um trecho de 70 km, interligando 8 municípios da Grande BH. O investimento nesse trecho será de R$ 3,07 bilhões do Estado, e a concessionária, por sua vez, aportará cerca de R$ 2 bilhões para as obras do Rodoanel Belo Horizonte.

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A primeira etapa das obras do Rodoanel Belo Horizonte começa em Sabará, passando por Santa Luzia, Vespasiano e terminando na MG 424.

O segundo trecho começa em Vespasiano passa por São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e termina em Contagem, na altura da BR 040. Por fim, o terceiro trecho engloba contagem e Betim, terminando no contorno da BR 262.

Segundo Celso Paes, diretor presidente do Rodoanel BH S.A, os projetos de licenciamentos ambientais das obras do Rodoanel Belo Horizonte estão em fase avançada junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e os primeiros projetos executivos devem ficar prontos no começo de 2025.

Principais benefícios da construção do Rodoanel BH

O investimento será uma rodovia de classe 0, a primeira do estado de Minas Gerais, que terá um traçado moderno, seguro e contará com uma tecnologia de ponta, garantindo uma viagem tranquila para todos os usuários.

Redução de tempo de viagem entre 30 e 50 minutos, tanto para mobilidade urbana, quanto para transporte de cargas, e redução do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital.

As obras do Rodoanel Belo Horizonte permitirá que o estado de Minas Gerais entre em uma nova fase de logística de cargas, criando oportunidades de desenvolvimento e implantação de novas empresas e negócios em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Para a economia da RMBH, o Rodoanel de Belo Horizonte proporcionará um aumento de 7% a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos, crescimento da produção entre 0,8% e 1,3% no mesmo período. Geração de até 15 mil empregos diretos e indiretos, expansão e desenvolvimento das cidades próximas à construção do Rodoanel BH.

Críticas e prazos do novo investimento em Minas Gerais

Apesar de trazer diversos benefícios, as obras do Rodoanel Belo Horizonte é alvo de críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais.

O presidente da concessionária responsável pela obra avalia que todas as questões estão sendo avaliadas na elaboração do projeto executivo e que podem surgir correções ou mudanças determinadas pela Fundação do Meio Ambiente, o que serão discutidas ao longo dos próximos meses.

Segundo Paes, a empresa está com uma consultoria especializada, o material foi protocolado no dia 28 de fevereiro e a Feam tem um prazo de um ano para analisar e fazer seus questionamentos. O prazo está correndo.

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Angelo
Angelo
26/11/2024 12:06

Pelo título **** da matéria achei que já ia começa a ser feito.

Angelo
Angelo
26/11/2024 12:08

Pelo título ssensacionalistaa da matéria achei que já ia começar a ser construído

Kajeff
Kajeff
26/11/2024 19:00

Só de ver este projeto já vejo q tá super faturado, de cara ver isso

Gleyson
Gleyson
27/11/2024 07:41

A 381 até hj não foi duplicada imagina o tempo q será o Rodoanel…. Morri kkkk

Que mentira
Que mentira
27/11/2024 09:39

Ridiculo o título e a matéria **** de uma obra que ainda está em planejamento e não execução…

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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