Após anos de mercado, o Renault Stepway e a versão mais potente da Oroch, com motor 1.3 turbo de 170 cv, deixam de ser produzidos no Brasil, marcando uma nova fase para a Renault em São José dos Pinhais.
O mercado automotivo brasileiro está mudando mais uma vez. Desta vez, a Renault anunciou o fim da produção de dois modelos marcantes: o Renault Stepway e a versão mais potente da picape Oroch, equipada com motor 1.3 turbo. Essa decisão marca o encerramento de um capítulo importante na história da montadora no Brasil. Mas o que isso significa para os consumidores e para o mercado? Vamos explorar.
Fim de uma era para o Renault Stepway
O Renault Stepway era o único sobrevivente da linha Sandero no Brasil, mas sua trajetória chegou ao fim. Com uma proposta aventureira, o hatch conquistou um público fiel, mas enfrentava dificuldades no mercado. O modelo, que já tinha perdido as versões com motor 1.6, permanecia com a opção 1.0, oferecida por R$ 86.990 na tabela, mas com descontos que o colocavam por R$ 80.990.
Apesar de esforços para manter o modelo atualizado, como a inclusão de controles de estabilidade e tração obrigatórios, 2024 foi um ano difícil. Com apenas 4.633 unidades emplacadas, o Stepway não conseguiu sustentar sua relevância em um mercado cada vez mais competitivo.
- Inacreditável! Corolla mais barato que um Fiat Mobi? Toyota tem, mas não por muito tempo
- 5 modelos que mais complicam a troca da correia dentada, exigindo desmontagens absurdas, custos altos e muita paciência – um deles até precisa separar a carroceria do chassi!
- Novo reator pode revolucionar a indústria: carros e aviões poderão ser movidos a dióxido de carbono capturado do ar!
- Fim do pedágio? Senador causa polêmica e ‘constrói’ desvio para motoristas não pagarem pedágio
Adeus à Oroch Outsider com motor 1.3 turbo
Outro modelo que deixa de ser produzido é a Renault Oroch Outsider, que se destacava como a versão topo de linha da picape. Equipado com um motor 1.3 turbo de 170 cv e câmbio automático CVT, o modelo entregava potência e desempenho. Com preço de tabela de R$ 156.970, ela era voltada para um público específico, mas suas vendas não justificaram sua continuidade.
Vale ressaltar que o fim da Oroch Outsider não significa o encerramento completo da linha Oroch. As versões Pro, Intense e Iconic continuam em produção, equipadas com o motor 1.6 16V de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas. Esses modelos mantêm a picape acessível e competitiva para o mercado.
Impacto no mercado automotivo brasileiro
Com a saída do Renault Stepway, os consumidores que buscavam um hatch aventureiro com preço mais acessível perdem uma opção importante. Já a despedida da Oroch Outsider reduz as alternativas para quem busca uma picape compacta com desempenho mais robusto.
A concorrência, porém, está atenta. Modelos de outras marcas, como Fiat Toro e Volkswagen Saveiro, continuam a preencher o espaço deixado pela Renault, ampliando a disputa por consumidores no segmento.
Futuro da Renault no Brasil
A Renault deve focar em novos modelos e tecnologias para se adaptar às demandas do mercado brasileiro. O aumento na oferta de carros híbridos e elétricos pode ser uma das estratégias para conquistar novos consumidores.
Especula-se que a montadora pode trazer novidades para o segmento de SUVs compactos, aproveitando o sucesso de modelos como o Duster. Essa transição pode ser essencial para manter a relevância no mercado.