Quase 800 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos são disponibilizadas em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro

Roberta Souza
por
-
10-05-2022 22:01:26
em Cursos
cursos, vagas, Rio de Janeiro Foto de Karolina Grabowska / Fonte: Pexels




As vagas estão disponíveis em cidades do Rio de Janeiro e abrangem cursos diversificados, como o de gastronomia e técnico em logística

Ao todo, 792 vagas, concedidas pelo Senac-RJ, estão disponíveis para cursos técnicos e de qualificação profissional em cinco municípios do Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro. Tais vagas são classificadas em três diferentes categorias: cursos regulares, Programa Portal do Futuro e Escola Móvel de Gastronomia.

Abaixo, estão dispostas informações acerca da disponibilidade em cada categoria, quais municípios no Rio de Janeiro ofertam cada curso e como realizar a inscrição.

Artigos recomendados

Cursos regulares

Neste grupo, 512 vagas estão sendo disponibilizadas. Elas são partilhadas entre as unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios e Volta Redonda – todos municípios pertencentes ao estado do Rio de Janeiro.

  • Em Angra, há 200 vagas disponíveis para os cursos de assistente de recursos humanos, assistente administrativo, estoquista e repositor de mercadorias.
  • Em Barra Mansa, são oferecidas 120 vagas para os cursos de estoquista, técnico em logística e técnico em administração.
  • Em Barra do Piraí, encontram-se 110 vagas para os cursos de estoquista, técnico em logística e técnico em administração.
  • Em Três Rios, há 42 vagas para os cursos de assistente de logística, assistente de pessoal e assistente de crédito e cobrança.
  • Em Volta Redonda, por fim, são ofertadas 40 vagas para o curso de assistente de pessoal.

As vagas são disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), sendo voltadas a famílias com renda per capita de até dois salários mínimos. As aulas serão presenciais, com previsão de início para o dia 6 de junho.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, que você pode acessar através deste link. Os prazos para inscrição e matrícula vão de maio a julho, a depender do curso.

Programa Portal do Futuro

O Programa Portal do Futuro está oferecendo 30 vagas no Senac de Resende, também no Rio de Janeiro. O projeto visa à introdução de jovens de 16 a 21 anos no mercado de trabalho, por intermédio da capacitação profissional e orientação comportamental.

As inscrições devem ser feitas pela internet através deste link, sendo o fim do prazo no dia 16 de maio. Os candidatos devem, pelo menos, cursar o ensino médio, além de possuir uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

Para o processo seletivo, devem ser apresentados documentos originais junto às suas cópias, sendo eles: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência.

Além disso, os menores de 18 anos devem comparecer com a documentação e estar acompanhados de um responsável.

Escola Móvel de Gastronomia

Os cursos disponibilizados nesta categoria são: salgados para festas, bases de confeitaria, preparo de pães tradicionais, doces para festas, preparo de pizzas, preparo de massas frescas e recheadas, cozinha descomplicada para o dia a dia, geleias e compotas, preparo de hambúrguer gourmet e workshop de risotos.

São, ao todo, 250 vagas reservadas para os interessados em estudar gastronomia no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

As inscrições devem ser realizadas de modo presencial, quinta-feira (dia 12) às 10 horas, no Cais Santa Luzia, na Avenida Júlio Maria, n °90-286, Centro.

Além do mais, os candidatos necessitam ser maiores de 16 anos, possuir ensino fundamental I completo e ter posse dos seguintes documentos (original e cópia) no ato da matrícula: documento de identificação; CPF; comprovante de residência e comprovante de escolaridade (xerox do histórico ou certificado escolar, declaração de escolaridade original dentro da validade ou autodeclaração informando que sabe ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas).

Indivíduos menores de 18 anos devem também estar acompanhados de um responsável legal, que necessita apresentar original e cópia de seus próprios documentos de identidade e CPF.

As aulas devem ter início no dia 25 de maio e serão em dois turnos: de manhã, de 8h às 12h, e à tarde, de 13h às 17h.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos