O programa, denominado Promar, busca soluções para a revitalização e estimular a continuidade da produção dos campos marítimos maduros, diz MME
O Ministério de Minas e Energia – MME lançou o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos, denominado “Promar”. O objetivo é prolongar a vida útil dos campos de petróleo do pré-sal e estimular a recuperação econômica da indústria de petróleo e gás em campos maduros, como é o caso da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
Objetivo do programa para revitalização de campos marítimos
O Promar busca aumentar a recuperação do petróleo, criar empregos, manter bens e serviços locais e criar melhores condições para a exploração econômica de petróleo e gás. O programa lançado pelo MME tem como modelo o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate).
Após anos de exploração de petróleo e gás natural, os campos de petróleo offshore maduros começaram a produzir cada vez menos. No entanto, com a infraestrutura instalada e reservatórios expostos, os campos de petróleo maduros oferecem a oportunidade de extrair o petróleo e gás natural remanescentes com um investimento menor do que os novos campos de petróleo, com isso, o programa pode revitalizar esses campos marítimos.
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
- PPSA prevê R$ 500 bilhões em arrecadação e União pode chegar ao top 3 de maiores produtores de petróleo até 2030
- Petrobras confirma uma de suas maiores descobertas e já tem data para começar exploração
A revitalização da Bacia de Campos segundo o MME
Segundo o MME – Ministério de Minas e Energia, o motivo da criação do plano foi a queda da produção de petróleo do pós-sal, os chamados campos maduros estão localizados principalmente na Bacia de Campos e têm sido considerados o principal área sedimentar. Explore a costa do Brasil. A bacia possui uma área de aproximadamente 100.000 quilômetros quadrados e se estende desde o entorno da cidade de Vitória (ES) até Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro.