Programa para revitalização da Bacia de Campos é lançado pelo MME

Roberta Souza
por
-
13-03-2021 19:48:42
em Petróleo, Óleo e Gás
revitalização, campos marítimos Plataforma de petróleo/ Fonte: VEJA

O programa, denominado Promar, busca soluções para a revitalização e estimular a continuidade da produção dos campos marítimos maduros, diz MME

O Ministério de Minas e Energia – MME lançou o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos, denominado “Promar”. O objetivo é prolongar a vida útil dos campos de petróleo do pré-sal e estimular a recuperação econômica da indústria de petróleo e gás em campos maduros, como é o caso da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.

Objetivo do programa para revitalização de campos marítimos

O Promar busca aumentar a recuperação do petróleo, criar empregos, manter bens e serviços locais e criar melhores condições para a exploração econômica de petróleo e gás. O programa lançado pelo MME tem como modelo o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate).

Após anos de exploração de petróleo e gás natural, os campos de petróleo offshore maduros começaram a produzir cada vez menos. No entanto, com a infraestrutura instalada e reservatórios expostos, os campos de petróleo maduros oferecem a oportunidade de extrair o petróleo e gás natural remanescentes com um investimento menor do que os novos campos de petróleo, com isso, o programa pode revitalizar esses campos marítimos.

A revitalização da Bacia de Campos segundo o MME

Segundo o MME – Ministério de Minas e Energia, o motivo da criação do plano foi a queda da produção de petróleo do pós-sal, os chamados campos maduros estão localizados principalmente na Bacia de Campos e têm sido considerados o principal área sedimentar. Explore a costa do Brasil. A bacia possui uma área de aproximadamente 100.000 quilômetros quadrados e se estende desde o entorno da cidade de Vitória (ES) até Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos