Produção brasileira de Petróleo e Gás bate recorde em maio

recorde

Aumento na produção foi de quase 5% tanto em relação ao mês anterior, quanto em relação ao mesmo período do ano passado.

A Anp divulgou ontem, terça-feira (02/07), os resultados da produção nacional de Petróleo e Gás para o mês de maio e ela foi recorde.
Foram produzidos 2,731 milhões de barris por dia de Petróleo, a melhor marca alcançada era de dezembro de 2016, quando foram produzidos 2,730 milhões de bpd. O aumento foi de 4,7% na comparação anual e de 4,9% em relação a abril.

A produção e gás natural também foi destaque atingindo 118 milhões de metros cúbicos/dia, quebrando o recorde anterior, que era de 117 milhões de m³/dia, produzido em outubro de 2018. A alta foi de 5,4% na comparação anual e de 4,4% em relação a abril.

Totalizando a produção de Petróleo e Gás, o chamado boed (Barris de óleo equivalente), a produção de maio também é recorde, 3,474 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) se comparado ao recorde anterior de dezembro de 2016 que foi de 3,433 milhões de boed.

O Pré-sal

Muito destes números se devem a produção do Pré-sal que contribuiu para o recorde atual, pois houve aumento de 6,4% em relação a abril e de 14,5% m relação ao mesmo período do ano passado.

Em maio, o Pré-sal representou 60,7% do total produzido no Brasil, com 1,64 milhão de barris por dia de petróleo e 68,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, ou um total de 2,106 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boe/d).

Segundo os resultados divulgados pela ANP, o Petróleo brasileiro vem de 7.107 poços, sendo 642 marítimos e 6.465 terrestres, sendo que a Petrobras foi responsável pela produção de 94,4% do petróleo e do gás natural.

O maior poço produtor foi o campo de Lula, na Bacia de Santos que produziu uma média de 910 mil de barris de petróleo por dia (bbl/d) e de 39,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/dia).

Leia também ! Estaleiro Brasfels admite 1700 pessoas em Angra dos Reis e ainda há vagas !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)