Aumento do preço da Gasolina faz com que GNV passe a ser muito mais procurado no Brasil
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) levantou as informações que as instalações do kit-GNV cresceu 15% em todo o Brasil e 11% no estado do Rio de Janeiro somente no primeiro semestre de 2021. Os dados foram levantados a pedido da Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa). Aumento do preço da gasolina é o grande impussionador.
A busca pelo GNV aumentou muito principalmente pelo aumento desenfreado do preço da gasolina em 2021. Até o momento já fora seis aumentos, com 54% de aumento acumulado nas refinarias. Por conta disso, o GNV ganha ainda mais força como uma grande alternativa para cortar os custos de se manter um veículo em 2021.
O GNV é cada vez mais usado por ser muito mais barato o quilometro rodado em relação a Gasolina. A Firjan destaca que para cada real gasto com gasolina, se roda duas vezes e meia a mais com GNV. A federação inda destaca qeu o GNV é muito mais procurado no Rio de Janeiro. 75% do mercado do gás no país é do estado.
- Argentina descobriu uma das maiores reservas de petróleo do mundo, mas isso virou um grande problema
- Novo pré-sal pode tornar Brasil potência econômica por conta do petróleo. Mas tem um problema: Ibama não quer liberar a exploração à Petrobras. Agora, ministro dá prazo para o órgão liberar estudos na Margem Equatorial
- Vazamento de petróleo causa desastre ambiental, poluindo rios e afetando várias cidades no Equador
- Petrobras ‘acaba’ com home office e funcionária desabafa: ‘já está me deixando preocupada, elevando meu nível de estresse, afetando minha saúde e minha produtividade’; empresa agora adota sistema híbrido
Aumento dos combustíveis faz busca por GNV disparar no Brasil
”O GNV no Rio é um caso de sucesso, porque não é somente a questão do desconto do IPVA, que o torna mais atrativo. Mas também tem a redução de níveis poluentes para a sociedade”, destacou Mattos em texto no site Portalviu, o vice-presidente da Firjan. Um dos motivos para o uso maior no Rio de Janeiro é por conta de incentivos fiscais. Os proprietários de carros com GNV possuem um desconto no IPTA em vários estados, mas o desconto no Rio é bem maior.
Carlos Mattos ainda destaca que o crescimento da busca do GNV faz com que se gere empregos no setor: ”Quando há aumento na demanda das instalações, gera novos empregos e, consequentemente, mais receita e renda para o estado. Ou seja, é um ciclo virtuoso”.