Home > Sem categoria

Fórum realizado em SE pela CELSE discute potencialidades do mercado de gás

Paulo Nogueira
por
-
11-12-2019 18:05:28
em Sem categoria
Fórum realizado em SE pela CELSE discute potencialidades do mercado de gás Evento realizado no estado de SE

Evento abordou o potencial do Primeiro Terminal Privado de GNL do país e decretos que reduzem em SE o ICMS sobre o gás natural e GNV

No último dia 09 de dezembro, aconteceu em Aracaju-SE o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás, evento do setor de energia promovido pela CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe S.A). Estiveram presentes na cerimônia Governo, entidades públicas, empresas, dentre outros agentes relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do estado.  Confira também que Bahia inaugura o primeiro e maior dique flutuante do Nordeste.

Durante a ocasião, o governador de SE, Belivaldo Chagas, anunciou que a Distribuidora de Gás do Estado (Sergas) deverá ser privatizada. O Projeto de Lei será enviado à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sobe a justificativa da necessidade de expansão da empresa, visto que em 25 anos de operação apenas sete municípios recebem o gás canalizado.

Ainda na cerimônia, Chagas assinou o decreto para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o GNV (Gás Natural Veicular) de 18% para 12%. A medida passa a valer efetivamente a partir de março de 2020 na tentativa de estimular o aumento do consumo de GNV em Sergipe, além de contribuir para redução de poluentes.

As expectativas é que na próxima década o Brasil tenha uma expressiva oferta de gás natural, ao avaliar o fato de que  Sergipe já conta hoje com o primeiro terminal privado de GNL do país, integrante do Complexo Termelétrico Porto de Sergipe, apresentando uma capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³ e capacidade nominal de armazenamento de 170 mil m³ de gás natural liquefeito.

Veja também

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.